Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Como Preparar um Suco Anti-estresse Com Pepino, Coentro e Aipo?

Você é do tipo que torce o nariz para o coentro? A planta, muita usada na culinária nos estados do Norte e do Nordeste, às vezes não agrada todos os paladares. No entanto, segundo a cientista Glaucia Pastore, da Unicamp, que se especializou em alimentos funcionais, o coentro deveria estar mais presente na alimentação dos brasileiros devido aos seus benefícios. A especialista foi ouvida pelo programa Globo Repórter e comentou sobre os principais benefícios do coentro e outros alimentos. Segundo ela, o coentro é poderosíssimo porque age como um protetor natural das células e absorve os metais pesados que contamina o nosso organismo.

Glaucia Pastore também ensinou a receita do suco anti-estrese, feito com as folhas do coentro. A combinação da erva com o aipo e o pepino faz com que o organismo sinta menos o efeito do cortisol, hormônio responsável pelos sintomas do estresse. O pepino também tem substâncias calmantes e que tornam os vasos mais dilatados. Assim, o nervosismo, o cansaço e a ansiedade são aliviados pelo consumo diário da bebida.

A repórter que provou o suco garante que o sabor é bem leve e refrescante. Mas mesmo que o gosto não seja lá muito bom, as propriedades dos ingredientes compensam. Você também pode incluí-los na sua alimentação de outras formas para aproveitar ainda mais o efeito anti-estresse.

Suco Anti-estresse

Ingredientes:

  • 1/2 pepino sem casca
  • 1 talo de aipo
  • Coentro a vontade
  • 1 copo de água filtrada

Modo de Preparo: Primeiro, lave bem o pepino, o talo de aipo e as folhas de coentro. Depois descasque o pepino e pique a metade em cubos médios. Coloque o pepino picado, o talo de aipo, o coentro e a água no liquidificador e bata até que todos os pedaços sejam triturados. A bebida não deve ser coada nem adoçada para preservar todas as suas propriedades benéficas.

O ideal é tomar 1 copo do suco no fim do dia para combater os sintomas do estresse. Com a frequência no consumo do suco, os efeitos aparecerão mais facilmente.

Suco Antiestresse do Globo Repórter

Suco Antiestresse do Globo Repórter

De acordo com a nutricionista Glaucia Pastore, é melhor falar em prevenção em vez de tratamento com o uso de produtos naturais. Por mais benéficas que as ervas e especiarias sejam, elas não substituem o medicamento receitado por um médico. No caso do estresse, o suco pode ajudar a atenuar e prevenir os sintomas. Porém, se o problema se tornar mais sério é fundamental procurar um especialista que possa indicar o tratamento mais adequado.

Quais as propriedades deste suco?

Muitas vezes, nos sentimos cansados, estressados e, sem dúvidas, esgotados. Porém, podemos tomar certas atitudes para prevenir que a situação chegue a este ponto, nos tornando mais saudáveis, tanto mentalmente quanto fisicamente. O suco de pepino, coentro e aipo é um grande aliado contra o estresse, e possui diversas propriedades importante para o nosso corpo.

O aipo, também chamado de salsão, é ideal para eliminar as toxinas que foram acumuladas no organismo, combatendo o inchaço e ajudando a emagrecer. Ademais, o aipo possui potássio, sódio, cálcio, fósforo, ferro, vitaminas B, C e, por fim, muita água. Ainda, esta planta é diurética, expectorante, laxante e tônica. Também, é muito rico em flavonoides, vitaminas e minerais, melhorando as defesas imunitárias e o metabolismo.

E, o pepino, um vegetal tão simples e, por vezes, desprezado, é muito benéfico. O pepino melhora a circulação sanguínea, a saúde muscular, hidratação, saúde muscular, da pele, unhas, olhos e cabelo. Além disto, este vegetal proporciona o emagrecimento, visto que possui poucas calorias e, ainda assim, dá uma sensação de saciedade ao consumidor. Também, o pepino mantém a hidratação, melhora o funcionamento do intestino e a saúde do coração, por possui bastante potássio.

Agora, vamos falar sobre o coentro? O coentro é uma planta asiática, com diversas propriedades benéficas para o organismo. Ele diminui a pressão arterial, controla as taxas de glicose no sangue, melhora a digestão, elimina toxinas do organismo, é um antibacteriano e antifúngico, além de ser um tranquilizante natural.