Receita de Tempero Completo
Não é novidade pra ninguém que uma vida saudável começa com uma boa alimentação e hábitos saudáveis. É preciso consumir alimentos naturais e, de preferência, bem frescos pouco processados.
Os produtos industrializados devem ser evitados, assim como as gorduras ruins e o açúcar em excesso. Mantendo boas práticas alimentares e fazendo exercícios físicos regularmente, conseguimos manter a saúde em dia, ficando livres de doenças respiratórias, cardiovasculares, obesidade, etc.
Faça sua própria comida
Comer fora de casa está ficando cada vez mais comum entre as pessoas, que cada vez mais procuram rapidez e praticidade no dia-a-dia. Mas este hábito deve ser evitado. Sempre que possível, faça sua própria comida e controle aquilo que ingere.
É claro que atualmente é difícil estar em casa na hora das refeições, mas você pode fazer a comida à noite e levar para o trabalho em vasilhas (as famosas marmitas). Saiba que apesar da correria do mundo atual, este hábito vem crescendo aos poucos. É mais saudável e econômico.
E no preparo da refeição, o ideal é que se use temperos naturais e frescos também. Temperos prontos e condimentos industrializados contêm muito sódio, além de outros componentes prejudiciais à saúde incluindo o glutamato monossódico. Vamos aprender, então, a fazer um tempero completo caseiro. Esse sim, é muito gostoso e saudável!
Tempero completo com ervas
- 1 maço de sálvia
- 1 alho poró
- Aipo
- 4 cabeças de alho
- 1 cebola
- 1 pimentão vermelho
- Manjericão / Alfavaca
- Hortelã
- Pimenta
- Alecrim
- Manjerona
- Óleo, azeite de oliva ou água para misturar
- 1 xícara de sal
Modo de preparo: Bata o alho com um pouco de óleo, azeite ou água no liquidificador. Em seguida, acrescente os demais ingredientes, um a um até que a mistura fique homogênea. Feito isso, acrescente uma xícara de sal para que o tempero seja melhor conservado. Acondicione em potes tampados.
Este tempero pode ser usado em diversas receitas, como carnes e refogados. Seus pratos ficarão muito mais saudáveis e saborosos!
Tempero Mineiro
Vamos aprender agora uma receita de tempero mineiro. É um tempero mais básico, ideal para quem não gosta de sabores muito marcantes como o tempero completo acima ensinado. A comida mineira tem essa característica mais simples e natural, com sabores mais suaves, ao mesmo tempo marcantes. Para este tempero você vai precisar de:
- Meio maço de cheiro verde lavado e bem seco
- Uma cebola média, cortada em quatro partes
- Quinze dentes grandes de alho
- Uma xícara de café de óleo.
Como fazer: Este tempero também é muito simples de se fazer. Basta colocar tudo no liquidificador e bater. Depois é só acrescentar o sal para conservar.
Como é mais suave, pode ser usado em muitos pratos diferentes, incluindo pratos do dia-a-dia, como o arroz e feijão.
Outra sugestão é fazer potes de tempero para vender. Você pode fazer uma renda extra vendendo para familiares, amigos e vizinhos. É uma boa ideia para fugir da crise!
Se preferir, pode até fazer potes decorados, que já servem de enfeites para a cozinha. Potes de temperos caseiros decorados são um excelente presente e, com certeza, fáceis de vender.