Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Como Fazer um Tempero Caseiro?

Estamos sempre falando do uso de ervas em chás e outros remédios naturais. Hoje falaremos de uma outra forma bastante comum se utilizar as ervas: os temperos. Muitas plantas são capazes de tornar os alimentos mais saborosos e aromáticos. Além disso, os temperos caseiros são mais benéficos para a saúde que os produtos industrializados. Além de darem um gosto muito bom para os alimentos, estes temperos caseiros ainda podem fazer bem para a saúde.

Uma dica muito importante é reduzir a quantidade de sal utilizada na hora de temperar os alimentos. Abuse do alho, cebola, pimenta e outras ervas capazes de destacar o sabor dos pratos. Lembre-se que devemos ingerir no máximo 6 gramas de sal todos os dias, o que é cerca de 6 colheres rasas de café.

A seguir, ensinamos você a preparar um tempero repleto de ervas, ideal para utilizar em carnes, legumes, feijão, massas e outros alimentos. Para conhecer mais sobre as ervas utilizadas, clique nos links.

Receita de Tempero Caseiro

Ingredientes

Modo de Preparo: Descasque as cebolas e corte-as em quatro partes. Junte as cebolas, o alho e o azeite no liquidificador e bata até obter uma pasta cremosa. Acrescente os demais ingredientes e bata mais uma vez, até que estejam bem triturados. Despeje em um pote limpo com tampa e guarde na geladeira.

Como você deve ter observado, o tempero não leva sal. Caso seja necessário, inclua um pouquinho de sal na hora do preparo, levando em consideração as recomendações de consumo do produto. Porém, nós recomendamos que não seja usado o sal, uma vez que o propósito é realmente diminuir o uso deste produto

Tempero caseiro

Saiba como preparar um delicioso tempero caseiro.

Outra dica importante é lavar bem todas as folhas antes de preparar o tempero. Se não gostar do sabor de algumas delas, ou não encontrar para comprar, substitua por outra da receita, dobrando a quantidade. O ideal é utilizar as folhas frescas. Mas, se não as tiver em mãos, é possível recorrer às ervas secas, que normalmente são encontradas em qualquer supermercado ou mercearia.

Benefícios do Tempero Caseiro

Todos nós estamos acostumados a usar temperos industrializados, que são encontrados em prateleiras de supermercados. Porém, estes produtos possuem diversos conservantes, alguns corantes e, por isto, podem ocasionar alergias, problemas estomacais, etc. Por isto, uma ótima opção é usar o tempero caseiro, que pode ser facilmente produzido.

Como já dissemos, os temperos caseiros podem trazer benefícios para a saúde, a começar pelo alho, que pode diminuir os níveis de colesterol e resultar em uma pressão arterial mais baixa. O alho também tem algumas propriedades que podem ajudar a prevenir o câncer e também reduzir os sintomas em pacientes com esta doença. A maioria dos benefícios de saúde do alho são atribuídos ao composto alicina.

O manjericão é uma erva calmante, que tem também propriedades analgésicas e ajuda a tratar problemas estomacais. Já o alecrim atua como anti-inflamatório, antidepressivo, e é um excelente analgésico contra dores de cabeça e cólicas menstruais. Também, é indicado para problemas de insônia, má circulação e gases intestinais.

A cebola, especialmente a roxa, fortalece o sistema imunológico e ainda é rica em antioxidantes, que combatem os radicias livres. Ainda, o orégano é antisséptico, diurético, expectorante e estimulante.

Deu para perceber que o uso diário desse tempero melhora bastante a saúde, não é mesmo? E olha que nem falamos de todas as ervas presentes na receita. Então, aproveite as propriedades medicinais das ervas não só em chás, mas também nesse tempero caseiro, que é tão fácil de fazer.