Usando Ervas Como Temperos Caseiro
Estamos sempre falando sobre os benefícios das ervas que podem ser usadas no preparo de chás e outros remédios caseiros, mas existe um outro uso bem legal para elas: os temperos. Além de deixar as comidas mais saborosas e aromáticas, essa é uma forma de aproveitar as propriedades terapêuticas de certas plantas. Outra grande vantagem é que o uso das ervas para temperar ajuda a reduzir o consumo de sal, que em excesso faz bastante mal para a saúde.
Pensando em uma alimentação saudável, o artigo de hoje vai te ensinar a usar algumas ervas para temperar os alimentos. Veja!
Alecrim
O alecrim é rico vitaminas C e A, além de conter ferro, fósforo e outros sais minerais. Para aproveitar esses benefícios, a dica é usar as folhas frescas no preparo de carnes bovina e suína. A erva seca também pode ser usada, mas como moderação, pois tem um sabor muito forte.
Tomilho
Outra ótima erva para temperar carnes é o tomilho. Ele é antioxidante e tem propriedades diuréticas, além de sabor marcante. As aves e peixes ficam deliciosas com a erva, assim como alguns tipos de massa e arroz. Você pode socar sal grosso e tomilho para esfregar nas carnes antes do preparo.
Louro
Na medicina popular, o louro é conhecido como digestivo e expectorante. Já na cozinha, sua fama vem da combinação perfeita com o feijão. O sabor do louro é liberado bem lentamente com o calor. Por isso, ele é ideal para temperar caldos, sopas e molhos, que são cozidos por mais tempo.
Manjericão
O manjericão é um anti-inflamatório natural, além de conter vitaminas e sais minerais essenciais para a saúde. Na culinária, são os italianos que melhor aproveitam as folhas frescas ou secas no preparos de molhos deliciosos para as massas. Ele também vai muito bem como carnes, tomate e queijos.