Como usar Ervas nos Temperos e Condimentos
Não é só nos chás que as ervas podem ser utilizadas para aproveitarmos seus benefícios. Outra maneira bastante eficaz de aproveitar as propriedades terapêuticas de certos ingredientes é fazer uso como tempero, saborizando os alimentos, além de criar uma assinatura própria, marcante de cada um na cozinha.
Eles não só ajudam a ressaltar e modificar o sabor dos alimentos, mas também contam com nutrientes importantes e qualidades medicinais indispensáveis para nossa saúde. Por isso, o uso de ervas para temperar alimentos pode melhorar a digestão, estimular o funcionamento de determinados órgãos, melhorar a imunidade, aumentar o metabolismo, dentre outros benefícios que os leitores estão acostumados a encontrar na medicina natural.
Importante: os brasileiros consomem muito mais sal que o necessário para uma dieta sadia. Uma boa maneira de corrigir esse problema sem perder o gosto e a satisfação de se alimentar, é acrescentar outros condimentos aos alimentos. Assim, o sabor continua bom, mas podemos reduzir a quantidade de sal que, em excesso, traz alguns malefícios à saúde.
Ervas e Especiarias
Como a variedade de ervas e especiarias é grande, vale a pena conhecer as características principais: de algumas delas para saber o que e como usar: em casa. Veja a lista:
Açafrão: Tem cor laranja, cheiro bem forte e um sabor levemente amargo. Combina com carnes brancas, como frango e peixe, além de arroz e alguns tipos de massa.
Alecrim: Seu sabor é bastante refrescante o aroma bem marcante. Por isso, deve ser usado em pequenas quantidades no preparo carnes, cozidos, sopas e molhos.
Canela: A canela é extraída da casca de uma árvore chinesa. Seu perfume adocicado e sabor marcante combinam com pães, bolos e biscoitos, além de ressaltar o sabor de doces e frutas.
Cebolinha: A cebolinha é facilmente encontrada em mercados e feiras aqui no Brasil, além de ser fácil de cultivar em casa. Ela pode entrar na finalização de diferentes pratos salgados, acrescentando sabor e cor.
Coentro: O coentro, no Brasil, é mais utilizado na região nordeste em moquecas e bobós, no mundo, a cozinha indiana e árabe também fazem bastante uso desta erva. O sabor e odor do coentro é bem acentuado. Fisicamente, aparenta-se com a salsinha.
Cominho: O cominho é vendido em pó ou sementes. Seu sabor é bem forte, devendo ser usado com moderação. Ele é ótima para temperar o feijão e o picadinho.
Gengibre: A raiz tem um sabor forte, levemente picante. Ela é muita usada na culinária japonesa, mas aqui no Brasil não a consumimos muito. Ele é ideal para dar mais sabor aos doces de compota e dá um sabor exótico à carne de porco. Os sucos também ficam uma delícia com gengibre, experimente bater na limonada.
Hortelã: A hortelã tem cheirinho refrescante e sabor picante. Os árabes a utilizam bastante no preparo de pratos salgados, como quibe e tabule. Também combina muito bem com chocolate e, claro, no suco de abacaxi.
Louro: As folhas frescas ou secas do louro deixam o feijão com um sabor maravilhoso. Elas também podem ser usadas no preparo de caldos, molhos, ensopados e carnes cozidas.
Manjericão: O par perfeito do manjericão é o tomate. As folhas frescas dão mais sabor às saladas e molhos para massas, vermelho ou com azeite. Também vai bem com carnes e sopas.
Mostarda: A semente da mostarda é encontrada em dois tipos: clara e escura. O sabor bem característico do ingrediente ressalta o gosto dos legumes e vegetais. Também pode ser usada em carnes vermelhas e peixe.
Noz Moscada: O aroma adocicado da noz moscada pode ser sentido de longe e seu aroma agrada o paladar. Por isso, ela combina com alimentos cujo sabor seja menos marcante. Batata, hortaliças, ovos e massas são perfeitos para a noz moscada, sem contar o molho branco.
Orégano: O orégano está diretamente associado à pizza e outros pratos da culinária italiana. Molhos, marinadas, peixes e aves também harmonizam bem com as folhas frescas ou secas.
Páprica: A páprica tem sua origem no pimentão vermelho, que lhe confere a cor e o sabor doce ou picante, de acordo com o pimentão. É um tipo de tempero que pode ser utilizado com vários tipos de pratos, como carnes, vegetais e mesmo batas.
Pimenta do Reino: A pimenta do reino está entre as mais usadas na culinária brasileira (ainda que não seja a mais saudável). A pimenta branca combina com pratos mais leves, enquanto a escura, por ter sabor mais forte, combina com carnes.
Salsa: Parceira inseparável da cebolinha no cheiro verde, a salsa ou salsinha, pode ser cozida ou crua. Ela combina com quase todos os pratos salgados.
Tomilho: O tomilho tem folhinhas escuras e bem pequenas. Seu uso é indicado no preparo de carnes, peixes, aves, sopas, molhos, ovos e peixes, mas é bom não exagerar na quantidade.