Os Benefícios da Cebola: Propriedades Medicinais + Receita do Xarope
Cebola é o nome popular da planta cujo nome científico é Allium cepa, Lineu. Em sistemas taxonômicos mais antigos, pertencia à família das Liliáceas e subfamília das Alioídeas – taxonomistas mais recentes incluem-na na família das Alliaceae. O termo refere-se, também ao seu bolbo (bulbo, no Brasil) constituído por folhas escamiformes, em camadas.
Trata-se de uma hortaliça originária da Ásia Central, consumida em todo o mundo. Foi cultiva na antiguidade, inicialmente na Índia e na China levada posteriormente para a Pérsia, onde se propagou pelos continentes Africano e Europeu . A planta chegou ao Brasil pelos colonizadores portugueses.
As suas flores estão dispostas em umbela. As plantas jovens, com o bolbo pouco desenvolvido e sem flor, são chamadas também de cebolo. (Fonte: Wikipedia)
Nomes Populares: cebola e cepa.
Propriedades principais
- É útil contra:
- gases;
- catarro;
- cólicas;
- dores nos pés;
- dores nos ouvidos;
- mau hálito;
- Com mel auxilia no tratamento de:
- bronquites;
- asmas;
- tosse;
- Ainda é útil ao combate das:
- dificuldades urinárias;
- trombose coronária.
Rica em vitaminas B, E e C, a cebola possui propriedades antioxidantes, atua fortemente no sistema imunológico, protegendo contra várias doenças, principalmente aquelas que afetam o sistema respiratório e protege o sistema nervoso.
Também possui em sua composição, minerais como cálcio, potássio, magnésio, sódio e enxofre, responsáveis pelo equilíbrio da quantidade de água no corpo, fortalecimento dos ossos, músculos e tecidos, controle da pressão arterial, entre outros.
Ainda é rica em fibras e aminoácidos presentes em seus óleos essenciais, onde concentram-se a maior parte de suas propriedades medicinais.
Por conta de seu poder diurético, a cebola é muito recomendada para o tratamento de problemas de insuficiência renal, pedras nos rins, hipertensão, edema pulmonar e hiperuricemia (altas taxas de ácido úrico na corrente sanguínea).
O bulbo, formado por 90% de água e fibras, possui baixo ter de açúcares e gordura, podendo ser consumida em qualquer tipo de dieta.
Sua ação bactericida e fungicida auxiliam no tratamento de doenças respiratórias, incluindo pneumonia, dores de garganta, tosse, bronquite, asma, alergias respiratórias e até mesmo tuberculose.
Quando consumida in natura, constantemente, remove toxinas e fermentos estomacais, decorrentes do processo digestivo, graças a sua ação depuradora, importante também na estimulação do fígado, vesícula e pâncreas.
Suas propriedades hipolipídicas e antitrombóticas (capacidade de diminuir os níveis de triglicéridos e colesterol ruim), atuam como hipotensor e cardio protetor.
No tratamento de doenças respiratórias, além do consumo diário da cebola crua, a medicina popular recomenda o uso do xarope de cebola. O preparo é muito simples. Anote a receita:
Xarope de cebola
- 03 (três ) cebolas médias, sem casca.
- 500 g de mel
- sumo de 03 (três) limões.
Como preparar: Bata todos os ingredientes no liquidificador. Coloque em um recipiente de vidro, lavado, esterilizado (fervido em água por aproximadamente 10 minutos) e seco. Mantenha o produto tampado na geladeira.
Modo de consumo: Adultos: 04 (quatro) colheres de sobremesa, distribuídas ao longo do dia. Crianças: 02 (duas) colheres de sobremesa, sendo uma pela manhã e outra ao cair da tarde.
Contraindicações
Não existem contraindicações conhecidas, mas vale a pena lembrar que algumas pessoas apresentam intolerância à cebola. Os sintomas são: vômitos, cólicas estomacais, urticárias e vermelhidão na pele. Também podem ocorrer acumulação de gases.