Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Como Fazer Xarope de Abacaxi para Gripe e Resfriado?

A gripe é uma doença muito comum, visto que ela é ocasionada por um vírus, que é transmitido para os outros por meio de gotículas respiratórias, saliva, além do contato com a pele de pessoas e superfícies contaminadas. Os sintomas mais comuns desta doença são febre, dores musculares, tosse, congestão, coriza, dores de cabeça, fadiga e calafrios. Muitos confundem a gripe com o resfriado, mas esta segunda doença é mais branda, durando menos tempo, entre dois e quatro dias. Ademais, nos casos de gripe, a febre é menos comum.

Tanto a gripe quanto o resfriado são doenças ocasionadas por vírus e, por isto, devem ser combatidas pelo próprio organismo. Entretanto, o uso de xaropes naturais é muito comum, principalmente no tratamento de tosse e outros sintomas de doenças respiratórias. Uma ótima opção é o xarope de abacaxi, indicado para casos de gripe e resfriado. Isso porque o abacaxi contém bromelina, uma substância com função anti-inflamatória e expectorante. Para preparar o xarope de abacaxi em casa, basta seguir as instruções abaixo. A receita é simples e pode ser consumida inclusive por crianças.

Xarope de Abacaxi

Ingredientes:

  • 1 abacaxi
  • 1 litro de água
  • 2 litros de mel
  • cravo e canela

Modo de Preparo: Primeiramente, lave bem o abacaxi pois ele será usado com casca. Depois, pique a fruta e coloque em uma panela com a água, alguns cravos e um pau de canela. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos e desligue o fogo. Quando esfriar, misture o mel e bata tudo no liquidificador. O xarope deve ser guardado em um pote de vidro com tampa e conservado em lugar fresco.

O ideal é consumir o xarope 4 vezes ao dia. Para crianças de 1 ano, a recomendação é usar 1 colher de café do medicamento. De 2 a 4 anos, 1 colher de chá. De 4 a 12 anos, 1 colher de sobremesa. A partir dos 12 anos, 1 colher de sopa.

O xarope de abacaxi é benéfico para tratar os sintomas da gripe.

Benefícios e outros tratamentos

Este xarope de abacaxi com mel é um clássico, e é sempre bom ter ele em casa para tratar a gripe e o resfriado, mas existem outros xaropes de abacaxi que são específicos para tratar outros sintomas da gripe e para fortalecer o sistema imunológico. O xarope de abacaxi com açúcar mascavo, por exemplo, é indicado para curar a voz rouca, aquela rouquidão aguda.

Uma variação deste xarope de abacaxi para tosse que acabamos de ensinar é o xarope de abacaxi com gengibre, com açúcar mascavo. Esta versão possui uma vantagem relativa ao gengibre, pois este ingrediente fortalece o sistema imunológico e seu poder termogênico dá aquele  efeito de “calorão”, que em muitos xaropes é conseguido através de bebida alcoólica. Ou seja, esta versão do xarope de abacaxi também é boa para tratar a febre, ocasionando a liberação de calor por meio do suor.

Para bronquite, o indicado é o xarope de abacaxi com umbigo de bananeira, mas pode fazer a substituição pela cebola. Para resfriados, o xarope de abacaxi, mel e agrião é o recomendado.

A enzima bromelaína ou bromelina presente no abacaxi foi isolada e conhecida no fim do século XIX, e desde então é usada como remédio, isso porque esta enzima é um poderoso anti-inflamatório. Inflamações mais simples ou casos mais graves, o abacaxi é capaz de combater. Como casos de artrite e hemorroidas. A bromelaína também é usada para tratar sinusite e até mesmo trombose.

É importante lembrar que nem todo mundo pode comer abacaxi, isso porque é muito comum o caso de alergias ao consumo do abacaxi, do simples incômodo na mucosa da boca à casos de sufocamento.

Se o tratamento natural e caseiro não surtir efeito procure um médico, pois uma gripe e uma tosse pode na verdade estar camuflando uma doença mais séria como pneumonia ou até mesmo tuberculose. Outro fator a se ter atenção é o consumo de xarope por diabéticos, pois, como são feitos com mel ou açúcar, este público não deve fazer uso deles.