Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Xarope de Nabo

Apesar de não ser muito consumido aqui no Brasil, sabe-se que o nabo é uma hortaliça que possui diversas propriedades medicinais. Ele é rico em vitaminas A, C, E e do complexo B, além de sódio, cálcio, ferro, fósforo e outros minerais essenciais. O nabo também atua como um expectorante natural, ajudando a limpar as vias respiratórias. Por isso, seu consumo é altamente indicado para casos de bronquite, tosse, sinusite e outros problemas relacionados. Acredita-se ainda que a hortaliça funcione como diurético, anti-inflamatório e purificador do sangue.

O nabo pode ser consumido de diversas maneiras diferentes. Pode ser preparado assado, cozido, no vapor, ou frito. Mas uma das formas que é mais usado é cru, podendo ser utilizado em saladas.

O consumo do nabo, de qualquer forma, já auxilia no tratamento dos problemas citados acima. Mas para um alívio mais rápido desses sintomas, pode-se fazer xarope.

A receita do xarope de nabo é indicada principalmente para o tratamento da tosse, quando há necessidade de eliminar o catarro dos pulmões. O xarope também pode ser utilizado em casos de crise de bronquite, asma ou sinusite. Ele ajuda a aliviar os sintomas dessas doenças e controlar as crises. Lembramos que o uso do medicamento não dispensa a consulta médica. Somente um médico poderá fazer um diagnóstico correto.

Receita de Xarope de Nabo

Ingredientes

Você vai precisar dos seguintes itens:

  • 1 nabo
  • 1 xícara (chá) de açúcar mascavo

Modo de Preparo

Primeiramente, lave bem o nabo com água e uma esponja limpa. Depois corte-o em rodelas com mais ou menos 1 centímetro de espessura, sem retirar a casca. Distribua as rodelas em uma travessa de vidro, cobrindo com uma camada de açúcar mascavo. Se necessário, intercale camadas de nabo e açúcar. Feito isso, cubra o recipiente com um pano e deixe descansar por 12 horas. Depois desse tempo, você perceberá que um líquido se formou no fundo da travessa. Mexa um pouco e então coe o xarope. Guarde a mistura em um vidro e mantenha guardado na geladeira.

Posologia (Como Tomar o Xarope)

Nabo

Nabo, um expectorante natural

Tomar 3 colheres (de sopa) do xarope ao longo do dia: a primeira pela manhã, a segunda à tarde e a última antes de dormir. Repita o tratamento enquanto durarem os sintomas. Se não houver melhora depois do uso do xarope, procure um médico novamente para que seja receitado outro tipo de medicamento.

Precauções

O xarope não deve ser usado por diabéticos, devido a quantidade de açúcar presente na receita. Nas crianças, deve-se ter cuidado na escovação dos dentes após o uso do xarope, pois a grande quantidade de açúcar pode causar cáries.

Mais uma vez, é importante lembrar que nenhum medicamento, mesmo que seja natural, deve ser usado sem antes haver uma consulta médica. Somente um médico pode fazer diagnósticos corretos sobre qualquer tipo de doença.