Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Como Fazer Xarope de Agrião e Cebola para Tratamento de Sinusite?

A sinusite é uma inflamação que ocorre nas mucosas das cavidades ósseas na área do nariz, maçãs do rosto e olhos. Esta condição pode ser ocasionada por alergias, infecções causadas por fungos, bactérias, dentre outros motivos. A sinusite pode ser aguda, quando os sintomas perduram por menos de 12 semanas, ou crônica, quando a condição perdura por período maior do que 12 semanas.

Os sintomas da sinusite são secreções, dores faciais, perda do olfato temporariamente, febre, dor de ouvido, dor de garganta, dentre outros. Comumente, são utilizados antibióticos para o tratamento da sinusite, mas pode-se também optar por, em conjunto com os remédios, usar xaropes que aceleram o tratamento. O xarope de agrião e cebola é uma ótima opção, visto que são ingredientes expectorantes e descongestionantes.

Receita

Ingredientes:

  • 1 molho de agrião
  • 3 cabeças de cebola
  • 1 kg de açúcar mascavo ou 1 rapadura

Modo de preparo: Para preparar o xarope para curar a sinusite, pique bem o agrião e a as três cabeças de cebola. Coloque tudo em um pirex e adicione o açúcar mascavo ou a rapadura, como preferir. Feito isso, leve o pirex ao forno por uma hora e depois esprema tudo. Guarde o melado em um vidro ou garrafa escura.

Tome uma colher de sopa 4 vezes ao dia. Se usar este xarope por 30 dias, os sintomas poderão diminuir consideravelmente ou até mesmo sumirem. Porém, depende do organismo de cada indivíduo.

Conheça os benefícios do chá de agrião com cebola.

Conheça os benefícios do chá de agrião com cebola.

Benefícios e informações adicionais

Este xarope natural e caseiro também é indicado para tosse e rinite, e sinusite alérgica pois é expectorante e fluidificante. Para uso infantil, procure saber se seu filho pode consumir os ingredientes da fórmula.

Sinusite é a inflamação das cavidades ao redor do nariz, chamado de seios da face. Pode ter causas diversas, como um quadro reativo de uma inflamação, pode ser devido à alergias e outros fatores como bactérias, fungos e vírus. Se os sintomas persistem por mais de três meses, temos um caso crônico de sinusite. E neste caso, apenas tratamento médico com antibióticos consegue curar a sinusite. Mas não deixe passar tempo, cuide-se logo no começo.

Faça sempre a higiene das narinas, fazendo a lavagem delas com água morna e sal usando a lota que é uma vasilha apropriada para isso, onde é possível escoar água de uma narina pela outra, aliviando o mal estar. Use 500 ml de água filtrada para cada colher de sal. Certifique-se de que a água não esteja muito quente, para não se queimar.  Lembre-se de alimentar-se bem e hidratação oral também.

Alguns outros fatores contribuem para que a pessoa tenha sinusite, como exposição à cheiros químicos, como produtos de limpeza. A presença de desvio de septo nasal, neste caso é importante a avaliação da necessidade de uma cirurgia. E, pessoas que têm refluxo gastroesofágico também estão mais susceptíveis; o ato de fumar; e o fato de estar gripado.

Você consegue perceber que está com sinusite ao surgirem alguns sintomas como dor ou sensação de pressão na região perto do nariz, dor no maxilar e dentes e mau hálito. Dor quando abaixa a cabeça também é um sintoma recorrente, já a febre não é comum em casos de sinusite. Em casos crônicos, pode até ter perda do olfato e dores no ouvido.

Para um diagnóstico preciso é preciso uma consulta com um médico que irá observar olhos, ouvido nariz e garganta, em alguns casos os médicos podem pedir exame de raio X dos seios da face. Para sinusite crônica outros exames podem ser pedidos como tomografia computadorizada, endoscopia, e testes de alergia.

A sinusite se não tratada adequadamente pode evoluir para outras doenças mais graves como meningite e osteomielite, muito embora seja raro.