Xarope para Bronquite Crônica
A bronquite é um problema respiratório bastante comum, causado por uma inflamação dos brônquios. Existem dois tipos diferentes de bronquite: a aguda e a crônica. A bronquite crônica é caracterizada principalmente pela tosse produtiva, que pode durar de 3 meses a dois anos. Além da tosse, outros sintomas da doença são: falta de ar, cansaço, expectoração, dentre outros.
Alguns desses sintomas podem ser amenizados com medicamentos naturais, como é o caso do xarope abaixo. Contudo, é muito importante consultar um médico, pois a bronquite crônica deve ser acompanhada por um especialista. A receita auxilia na expectoração, combatendo principalmente a tosse.
Receita de Xarope para Bronquite
Ingredientes:
- 10 folhas de hortelã
- 2 talos de agrião
- 1 folha de guaco
- 1 colher (sopa) de gengibre ralado
- 1/2 copo de suco de acerola
- 1 colher (sopa) de mel
- 5 gotas de óleo de copaíba
- 2 copos de água
Modo de Preparo: Primeiramente, coloque a água em uma panela de vido, leve ao fogo e espere levantar fervura. Desligue o fogo, adicione o guaco, a hortelã e o gengibre, tampe a panela e deixe em infusão por dez minutos. No liquidificador, bata o mel, o chá coado e o óleo de copaíba. Guarde o xarope em um recipiente com tampa.
Tomar 2 colheres (sopa) do xarope pelo menos 3 vezes ao dia. O xarope não deve ser consumido por diabéticos, grávida e lactantes.
Benefícios
Como mencionado, a bronquite é uma inflamação que acomete os brônquios. Ou seja, os canais que levam ar até os alvéolos dos pulmões. Esta inflamação causa o acúmulo de secreção, motivo pelo qual, na maioria das vezes, a tosse é produtiva. A tosse produtiva é sempre presente na bronquite crônica. Outros sintomas são a falta de ar, sensação de ofegante e também o chiado.
A bronquite aguda é ocasionada por vírus, bactérias, contato com substâncias ambientais ou químicas e também outros motivos, como cigarros. Já a bronquite crônica pode ser uma continuidade da bronquite aguda, tendo como principal causa a fumaça dos cigarros.
Os xaropes são muito utilizados para o tratamento de bronquite, devido à propriedade expectorante das ervas presentes. Eles são utilizados de forma constante, para que haja a melhora do paciente. E, esta receita que citamos acima, possui diversas plantas.
Uma destas plantas, o hortelã, possui diversas propriedades medicinais. Ela possui diversas vitaminas, como a C e a A, cálcio, fósforo, ferro e também potássio. E, além de fortalecer o sistema imunológico, ser anti-inflamatória e analgésica, o hortelã também é expectorante. Ela evita o acúmulo e a produção de muco. Outra planta também presente neste xarope, o agrião é um descongestionante.
O guaco ou a Erva de Bruxa, é uma planta um pouco menos conhecida. E, ela não é utilizada somente para bronquite, mas também para infecções de garganta, tosse, gripe e rouquidão. Esta planta sempre foi muito usada pelos índios, afim de combater o venenos das cobras. Hoje em dia, é uma folha comercializada em diversos comércios naturais. Ela deve ser plantada em solo arenoso e com muita matéria orgânica.
E, o gengibre, junto com o alho, própolis, cebola, limão e mel, é um dos ingredientes mais utilizados em xaropes para problemas respiratórios. O gengibre é uma raiz de gosto marcante, benéfica para tratamento de infecções do trato respiratório.
O próximo ingrediente da nossa lista é a acerola, uma fruta muito recomendada absorção de vitaminas e também para o fortalecimento do sistema imunológico. Assim, o xarope não terá propriedades expectorantes, mas também ajudará o organismo a combater a infecção que está ocasionando o acúmulo de muco.
O óleo de copaíba é extraído da Copaífera multijuga, e possui substâncias medicinais, que são os diterpenos e os sesquiterpenos. Estas substâncias possuem ação anti-inflamatórias, potencializando a ação do xarope.
Esta é apenas uma das opções de xarope expectorante, pois existem diversas outras receitas. Pode-se utilizar os xaropes industriais, que podem ser adquiridos em farmácias, e também produzir outras receitas caseiras. Por exemplo, algumas receitas famosas e eficientes são os de cebola com limão ou mesmo cebola com mel.