Xarope para Tosse
A tosse é mais comum no inverno, quando as temperaturas caem e o tempo fica seco. Nesse período as gripes e resfriados são muito comuns, além de outras doenças respiratórias, como asma, bronquite, sinusite, renite, entre outras. E a tosse acompanha quase todas elas. Mas isso não quer dizer que estamos livres do “cof-cof” durante o verão, ou nas outras estações. Infelizmente, a tosse pode aparecer em qualquer época do ano. Isso acontece porque a doença pode ter várias causas. Uma delas é a reação alérgica, como no caso da rinite. O problema, nessas situações, surge por causa de algum alergênico (poeira, ácaro, pelo, fumaça, poluição e etc.).
E quem sofre com esse problema sabe muito bem o quanto é chato. É muito ruim quando estamos em lugar cheio de pessoas e vem aquela tosse que não pára. Na hora de dormir também é um tormento. Muitas vezes, a tosse acaba até afetando a garganta.
Tratamento Caseiro para a Tosse
Para tratar a tosse alérgica, a camomila e a calêndula são ótimas aliadas, pois têm função anti-histamínica (antialérgica). Também têm ação calmante. Além disso, o mel é um poderoso expectorante, auxiliando na eliminação do muco. Veja como preparar o xarope caseiro que combina todos esses ingredientes.
Xarope para a Tosse – Receita
Ingredientes
Você vai precisar dos seguintes itens:
- 5 colheres (de sopa) de açúcar mascavo
- ½ limão taiti
- 1 colher (de sopa) de mel
- ½ litro de água
- 1 colher (de sopa) de pétalas de flor de calêndula
- 1 colher (de sopa) de flores de camomila
Modo de Preparo
Para preparar o xarope caseiro, o primeiro passo é derreter o açúcar mascavo em uma panela. Deixe até que escureça, quase queimado. Em seguida, adicione o suco do limão e o mel, mexa bem, desligue o fogo e reserve. Enquanto isso, ferva a água. Assim que levantar fervura, desligue o fogo e inclua as flores, como se fosse preparar um chá. Mantenha abafado por 10 a 15 minutos. Coe esse chá e, por fim, misture com a base de açúcar e guarde em um pote bem fechado.
Posologia (Como Usar o Xarope)
Tomar 1 colher (de sobremesa) do xarope três vezes ao dia enquanto persistir a tosse. De preferência, tome a primeira colher logo ao acordar, ainda em jejum, a segunda depois do almoço e a terceira antes de dormir.
Precauções (Cuidados)
Diabéticos não devem usar o xarope, pois contem uma grande quantidade de açúcar, que pode causar picos de glicose no sangue.
Crianças com menos de 1 ano de idade não devem ingerir o mel, pois ele pode conter toxinas que o organismo de um bebê ainda não está apto a eliminar, podendo causar sérios problemas.
Se a tosse persistir por mais de uma semana, procure um médico para que seja feita uma avaliação clínica sobre o caso. Tosse por muito tempo pode ser perigoso.