Chá de Guaco
Guaco (Mikania glomerata) é uma planta medicinal muito conhecida por suas propriedades e benefícios quando o assunto são gripes resfriados e outros problemas relacionados. De fato, existem famosos xaropes de guaco que curam estes males. Mas hoje, a receita é sobre um chá de guaco que, segundo recomendações da ANVISA, auxilia em casos de gripes, resfriados, bronquites alérgicas, bronquites infecciosas e ainda atua como expectorante.
Você vai precisar de:
- 3 g (uma colher de sopa) das folhas de guaco
- 150 ml (uma xícara de chá) de água
Modo de Preparo:
Prepare uma infusão com as folhas de guaco: ferva a água e só acrescente as folhas da planta assim que desligar o fogo. Nesse momento, tampe o recipiente e aguarde por alguns minutos.
Posologia (Como Utilizar o Chá)
Utilize uma xícara do chá três vezes ao dia, de preferência que primeira seja de manhã, logo depois de acordar, a segunda, na parte da tarde, e a última antes de dormir.
Cuidados
Mesmo quando o medicamento é totalmente natural, é preciso ter alguns cuidados, pois algumas pessoas podem apresentar reações alérgicas, além de ser preciso atenção para evitar a alta dosagem. Veja abaixo algumas contraindicações do chá de guaco:
- Podem ocorrer interferências na coagulação sanguínea;
- Em alta dosagem, pode provocar vômitos e diarreia;
- Não deve ser usado por crianças menores de 1 ano de idade;
- Deve ser evitado por pessoas que apresentem algum problema no fígado;
- Pode interagir com anti-inflamatórios não esteroides.
É importante ressaltar que todo medicamento, mesmo que seja natural, deve ser feito somente com orientação médica. E se tomar o chá e persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado para fazer um diagnóstico e receitar um outro medicamento, se necessário.
Saiba Mais Sobre o Guaco
Como já vimos, o guaco é muito conhecido por suas propriedades expectorantes e bronco-dilatador, por isso é muito indicado para o tratamento da asma, bronquite, tosse, gripes e resfriados. Pode ser usado também para tratar infecções na garganta, febre e alergias.
O que poucas pessoas sabem, é que o guaco também pode ajudar no emagrecimento. Isso se deve à sua propriedade sudorífera. Ele estimula o suor, fazendo com que o corpo elimine toxinas, e até mesmo um pouco de gordura através do suor. Então, se você mantem uma alimentação saudável, livre de gorduras e excesso de açúcar, mantem uma regularidade de exercícios físicos e ainda toma o chá de guaco, pode ter um emagrecimento mais rápido.
Nesses casos, uma xícara do chá pela manhã já basta para sentir os efeitos. Mas é importante lembrar que o chá de guaco sozinho não vai emagrecer ninguém. Ele é só um estimulante que acelera a perda de pesa através da eliminação de toxinas. É preciso ter uma alimentação balanceada e fazer exercícios físicos regularmente para obter resultados.