Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Como Usar a Babosa para Queda de Cabelo?

Segundo os especialistas, é comum perder uma média de 100 fios de cabelo diariamente. Parece muito, mas isso é muito pouco, comparado à quantidade de fios que temos na cabeça. E, essa queda é necessária para renovar os fios. Enquanto alguns caem, estão nascendo fios novos constantemente. Assim, mantêm-se fios saudáveis e fortes. Por isso, não precisa entrar em pânico quando ver que os cabelos estão caindo pela casa, na hora de pentear ou escovar, ou na hora do banho.

Porém, algumas pessoas podem perder mais fios do que é o comum, devido alguma falta de vitamina, ou problemas psicológicos, que podem causar a queda excessiva dos cabelos. Assim, nestas situações, é preciso se preocupar em evitar os danos da queda de cabelo, para que não sejam ocasionadas entradas e outras áreas sem cabelo.

Para as mulheres, a queda de cabelo pode causar a perda da auto-estima, já que os cabelos estão entre uma das partes mais importantes do corpo, quando o assunto é beleza. O cabelo fica ralo, perdendo o volume natural. Além disso, podem até aparecer falhas, deixando o couro cabeludo exposto. Assim, abaixo iremos falar sobre tratamentos para a queda e como usar a babosa para evitar e tratar este problema.

Tratamentos para a queda de cabelo

Para tratar esse problema, existem diversos produtos no mercado. Pode-se usar produtos como o minoxidil, que evita a queda além de também estimular o crescimento de cabelos novos. Ademais, há outros como a Finasterida, Espironolactona, Alfaestradiol, Imecap hair e o Pantogar.

Mas, você já deve ter reparado que muitos produtos de beleza contêm aloe vera na composição. Essa aloe vera é a popular babosa. Esta é uma planta cheia de propriedades, para a pele e para os cabelos. Na queda de cabelo, ela atua limpando os folículos capilares. Ou seja, ela expulsa a gordura contida no couro cabeludo, que pode atrapalhar o crescimento dos fios. A babosa ainda é capaz de regenerar e nutrir os fios, recuperando o cabelo.

 Esse é o gel que fica dentro das folhas da Babosa

Esse é o gel que fica dentro das folhas da Babosa

Podemos concluir que a babosa é capaz de deixar os cabelos mais bonitos, macios, brilhantes, e ainda evita a queda e auxilia no crescimento dos fios. E, uma grande vantagem de optar por usar a babosa é que ela pode ser cultivada em casa, facilmente. Assim, o custo para realizar um tratamento com babosa é muito baixo.

Como usar a babosa?

A babosa, ou aloe vera, é uma planta de folhas grossas. Esta planta pode ser cultivada em casa, em vasos simples. Ademais, não precisa de cuidados muitos específicos. Dentro das folhas existe uma espécie de gel, que é usado para fazer os produtos de beleza comercializados, que são usados na pele e no cabelo.

E, quando essa planta é utilizada e revertida em produtos, sempre se perde um pouco das suas propriedades. Então, imagina usar a planta diretamente no cabelo! É claro que será mais potente do que os produtos feitos à base da planta, que promovem a perda de certas propriedades e nutrientes.

Para utilizar a planta, evitando a queda de cabelo, basta pegar um pedaço da folha carnuda e retirar o líquido espesso que existe dentro dela. Pode-se cortar a folha no meio, e extrair o líquido usando uma colher de pau. Depois, é só esfregar no couro cabeludo, massageando bem, para ajudar na penetração. Deixe agir no couro cabeludo por alguns minutos e depois enxágue com água em abundância.

Você pode repetir esse procedimento uma vez por semana, sempre observando se o cabelo não está ficando ressecado, pois o uso excessivo pode causar o ressecamento.

Veja também algumas receitas capilares utilizando a babosa como ingrediente principal:

Veja também nosso artigo que ensina como plantar a babosa, e tenha essa planta milagrosa em sua casa.