Benefícios da Berinjela
A berinjela é bem mais conhecida por seus benefícios que pelo seu sabor. Apesar de muita gente torcer o nariz para hortaliça, hoje se sabe que ela contém diversas propriedades funcionais. Os componentes da berinjela vêm sendo estudados por vários pesquisadores e os resultados são animadores. Além de ajudar na redução do colesterol, a berinjela também contribui para o emagrecimento e reduz o risco de doenças cardiovasculares.
Berinjela para Reduzir o Colesterol
Um estudo realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro mostrou que a farinha de berinjela é eficaz na redução dos níveis de colesterol ruim em nosso sangue. O segredo está nas fibras solúveis, que dificultam a absorção das gorduras pelo organismo. Assim, fica mais fácil controlar o colesterol alto. O preparo da farinha é bem simples. Basta fatiar 1 quilo de berinjela e levar ao forno até que fiquem bem secas. Depois é necessário passar pelo processador para obter um pó fino. A farinha deve ser armazenada em um pote bem vedado e pode ser utilizada no preparo de sucos, massas ou qualquer alimento.

A berinjela afina a cintura e reduz o colesterol ruim!
Outras Propriedades da Berinjela
Além de auxiliar na redução do colesterol, a berinjela também possui outras propriedades:
- Reduz a gordura abdominal;
- Facilita o emagrecimento;
- Ameniza as dores nas articulações;
- Melhora o funcionamento do intestino;
- Diminui o risco de doenças cardiovasculares.
Dicas de Consumo
Você já deve ter observado que a textura da berinjela se assemelha a de uma esponja. Por isso, quando a hortaliça é frita ela suga parte da gordura utilizada na fritura. Então, evite fritar a berinjela. Prefira cozinhá-la no vapor ou apenas ferventá-la por alguns minutos. Também é importante manter a casca da berinjela, pois ela contém nutrientes essenciais para o nosso organismo.