Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Quais são os Benefícios do Cacau?

Quando falamos em cacau a primeira coisa que vem em nossas mentes é o chocolate, todas as coisas deliciosas que fazemos com ele e, também, seu alto valor calórico. Mas, será que o cacau se restringe ao chocolate? Vamos tentar entender melhor o que é esse fruto e como ele age no nosso organismo.

O Cacau teve sua origem na América Central, e era uma forma dos povos reverenciarem os seus deuses. Aqui no Brasil, ele foi cultivado inicialmente na Amazônia e hoje, segundo a Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), o país é o sexto maior produtor de cacau do mundo.

O cacau é muito mais do que a matéria-prima do chocolate, pois esta fruta possui diversos benefícios para a saúde, mesmo se comê-la crua ou em outras preparações. O cacau é benéfico para o humor, algo que transfere para o chocolate, além de ser rico em flavanoides, um famoso antioxidante natural. Conheça abaixo todos os benefícios do cacau e mais sobre esta fruta tão incrível.

Quais são os benefícios do cacau?

Como falado anteriormente, sempre tivemos uma associação negativa do cacau, principalmente por causa do chocolate e seu impacto nas dietas alimentares. Entretanto, um estudo publicado pelo British Journal of Nutrition aponta justamente o oposto. A pesquisa analisou os efeitos do consumo de chocolate amargo sobre a glicemia, o colesterol alto e a hipertensão em pessoas com sobrepeso ou obesas. Após duas semanas de consumo moderado, em torno de 20g diárias, todos os índices observados diminuíram consideravelmente nos pacientes.

O fruto do cacau, bem menos conhecido que o chocolate.

O fruto do cacau, bem menos conhecido que o chocolate.

Logicamente, é melhor consumir o cacau puro e em produtos mais naturais do que no chocolate, visto que este produto possui outros ingredientes, como o leite, e também é uma grande fonte de açúcares. Mas, caso sua única fonte de cacau seja o chocolate, recomenda-se consumi-lo sem açúcar e amargo.

O cacau oferece uma série de benefício para saúde, como mencionado. Esta fruta é um anti-inflamatório, antialérgico e um anticancerígeno natural. Ou seja, ela pode ser utilizada por pessoas que possuem inflamações, como reumatismos. Além de tratar a inflamação em si, o cacau ajudará a diminuir as dores, pois, como dito, tem a propriedade de alterar o humor.

O fruto também ajuda a melhorar a fertilidade e a libido, por causa da presença do zinco. Rico em ferro, esta fruta impacta a produção de glóbulos vermelhos e está ligada ao transporte de oxigênio no sangue. Logo, pessoas com anemia podem se beneficiar do uso cacau.

Ele possui triptofanos, uma substância que age como precursor da serotonina. Por isso, é muito bom para as mulheres, protegendo a vagina contra corrimentos, ajuda no aumento da lubrificação feminina e no alívio das cólicas e sintomas da tensão pré-menstrual.

Ademais, o cacau também atua na saúde do coração, pois contêm polifenóis, o que ajuda a reduzir a pressão arterial e, também é uma excelente fonte de magnésio, que, por sua vez, aumenta a força do coração e melhora a sua condição.

Pode-se afirmar que o cacau é uma fonte de energia, ajudando a reduzir a ansiedade e promovendo, simultaneamente, o estado de alerta e é um antidepressivo, mas talvez essa informação todos nós já sabíamos, pois quem nunca experimentou a sensação de bem estar ao comer chocolate?Isso acontece, porque ele contém dopamina, feniletilamina e serotonina, os quais são usados para promover a saúde mental e um bom humor.

De acordo com estudos realizados, o cacau possui flavonóides, que podem ajudar a pensar melhor também, aumentando o fluxo sanguíneo e a oxigenação cerebral. E, recentemente, o cacau se tornou, ultimamente, um aliado da indústria cosmética, pois possui algumas substâncias como o retinol, ácido ascórbico e as vitamina A, vitamina B1, vitamina B2 e vitamina B3, que ajudam na hidratação e oxigenação da pele, cabelo e unhas.