Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Adoçar o Chá é Certo ou Errado?

Os chás estão sendo cada vez mais usados pelas pessoas, para tratar algumas doenças, para acalmar, emagrecer e até prevenir alguns males. Aqui no Receita Natural estamos sempre dando receitas e dicas para o uso desses medicamentos naturais, e sempre excluímos o açúcar das receitas. A maioria das receitas não contém o açúcar com ingredientes, apesar de muitas pessoas optarem por adicionar este componente ao chá, para amenizar o sabor, torná-lo menos amargo, etc.

Mas será verdade que o açúcar interfere nas propriedades terapêuticas do chá? Muita gente tem essa dúvida na hora de preparar as receitas ensinadas. A  bebida adoçada é mais agradável ao paladar, principalmente quando a erva tem um sabor muito marcante, como o boldo, por exemplo. Por outro lado, sabemos que o açúcar pode trazer prejuízos para a nossa saúde, além de acrescentar calorias às infusões medicinais. Para acabar de vez com essa questão, hoje mostraremos qual é a maneira correta de se adoçar os chás, explicando se o açúcar é, realmente, a melhor opção.

Açúcar, melhor evitar?

O sabor doce está associada a coisas boas, mas o açúcar é cada vez mais visto como vilão em nossa alimentação. Quando consumido em excesso, o açúcar sobrecarrega o pâncreas, que é responsável pela produção de insulina. Além disso, o açúcar é transformado em gordura em nosso organismo, causando problemas cardiovasculares, obesidade, hipertensão e outras doenças. Por tudo isso, não vale a pena adicionar açúcar em um chá que deve melhorar a saúde.

Logo, visto estas características do açúcar, muitas pessoas optam por usar o mel. O mel, como é um produto natural, é visto de forma mais aceitável. Porém, o que muitos não sabem é que o mel também pode trazer prejuízos para a saúde, mas, diferentemente do açúcar cristal, ele oferece nutrientes importantes e também pode melhorar diversas funções do nosso corpo. Em algumas situações, o uso do mel é indicado para amenizar doenças, principalmente nas doenças respiratórias. Assim, vale a pena seguir as instruções de preparo e não abusar do consumo de mel.

É bom lembrar também que o mel não deve ser usado por crianças menores de 1 ano de idade, por conter esporos da bactéria Clostridium botulinum, que não é eliminada pelo organismo de bebês, podendo causar uma grave doença, o botulismo.

Açúcar

Açúcar

Já a stevia é um adoçante natural que substitui o açúcar, e vem sendo muito utilizado por pessoas em dieta. Algumas receitas de chás até recomendam a stevia como forma de adoçante. Porém, deve-se ter cuidado ao utilizar adoçantes, pois eles enganam o organismo, que recebe o sabor doce na boca e se prepara para receber glicose, o que não acontece.

E se for utilizar esse adoçante, prefira a utilização da sua forma mais natural possível. Os produtos muito cheios de química são prejudiciais à saúde. Use com moderação!

Chá Mais Saboroso

Os nutricionistas mostram que o açúcar, o mel e o adoçante podem interferir nas propriedades medicinais do chá. Dessa forma, o ideal é tomar a bebida pura, ou seja, somente a água e a erva, sem nenhuma adição. Mas alguns truques simples irão deixar o seu chá mais saboroso sem prejudicar os benefícios das ervas.

É possível dar um sabor mais agradável ao chá pingando gotas de limão, ou colocando cascas de abacaxi ou um pedaço de canela na água durante a fervura. Assim, o sabor das ervas, caso estas sejam amargas, passam a ser menos fortes. Ademais, é indicado também tentar sentir o sabor da erva e acostumar seu paladar à falta do açúcar.

Os chás derivados da Camellia sinensis (chá verde, chá preto e chá vermelho) ficam bem mais gostosos quando batidos com frutas. Dessa forma, além de aproveitar as propriedades da erva, você ainda acrescenta uma fruta à sua bebida.