Para que serve o Agrião? Veja as Propriedades Medicinais + Receitas
Agrião é o nome genérico, vulgar, de várias plantas como Rorippa nasturtium-aquaticum, Nasturtium officinale, ou agrião-do-rio e Lepidium sativum, também designado de mastruço. Também conhecido como agrião de jardim, agrião, agrião-da-índia, agrião-mouro, mastruço ou mastruço-ordinário é uma planta herbácea anual da família Brassicaceae, utilizada como planta medicinal, além de ser utilizado na alimentação humana.
Planta originária do continente europeu, o agrião cresce em lugares úmidos, próximos a riachos, nascentes e lagos. Na agricultura, exige muita irrigação e ambientes de clima ameno. Deve ser cultivado à sombra, recebendo apenas algumas horas de luz solar, no período da manhã.
Facilmente reconhecido, por conta de suas folhas ovaladas, pequenas e verde-escuras, a hortaliça é muito utilizada em saladas, xaropes, sucos e até mesmo abafada, em alguns pratos típicos.
Nomes Populares:
- agrião,
- agrião do brejo,
- agrião d’agua corrente,
- agrião da Europa,
- agrião da fonte,
- agrião da Índia
- agrião da ponte,
- agrião de jardim,
- agrião de lugares úmidos,
- agrião mouro,
- agrião oficinal,
- berro,
- cardamina jontana,
- cardomo dos rios,
- mastruço,
- mastruço dos rios,
- mastruço ordinário
- saúde do corpo
Propriedades principais
O agrião é muito rico em provitamina A (principalmente betacaroteno), vitamina C, vitaminas do complexo B, C, E, PP e sais minerais. O talo possui alto teor de iodo, responsável pelo equilíbrio do hormônio tiroide, evitando o hipertiroidismo e o bócio, além de auxiliar no metabolismo, bom funcionamento do sistema nervoso e crescimento infantil.
As folhas possuem, por conta de sua origem botânica, um sabor picante e aromático que estimula o apetite. A planta também apresenta alto teor de cálcio, fósforo, ferro e heterósido sulfurado.
Dentre suas propriedades, podemos citar: estimulante, depurativa, febrífuga, anti-escorbútica, diurética, afrodisíaca, anti-séptica, aperiente, diurética, metabólica, expectorante, hipoglicêmica, laxativa, nutritiva, purgante e tônico estomacal.
Indicações
Em forma de suco é útil no combate ao raquitismo; problemas de pele e pulmões; além de limpar os cálculos do sangue, rins e fígado.
Em forma de chá trata catarro e tosse. Já na forma de xarope, fortalece o sistema imunológico, combatendo doenças respiratórias e intestinais.
Anote as receitas:
Chá de agrião
Ingredientes
- ½(meia) xícara de chá de agrião (folhas e talos);
- 01(uma) colher de sopa de mel de abelhas;
- 100 ml de água mineral ou filtrada.
Modo de fazer o chá: Coloque a água em um recipiente e leve ao fogo, desligando antes de atingir o ponto de ebulição. Adicione as folhas e talos e tampe deixando descansar por aproximadamente 10 minutos. Coe em seguida adicione o mel de abelhas, somente após amornar, para que não se percam as propriedades do mel.
Xarope de agrião
Ingredientes
- 01 (um) maço de agrião (planta adulta);
- 03 (três) colheres de açúcar mascavo;
- 200 ml de mel de abelhas;
- 02 (dois) limões taiti ou galego.
- 01 (uma) xícara de café de água filtrada ou mineral.
Modo de fazer o xarope: Lave cuidadosamente, todo o maço de agrião (folhas, talos), cortando com as próprias mãos. Descasque os limões, reserve a casca e corte os limões em rodelas grossas.
Coloque o agrião, as cascas dos limões e o açúcar mascavo em uma panela (preferencialmente de ferro, mas na falta desta, poderá ser de outro material).
Deixe queimar o açúcar, junto com o agrião e as cascas, mexendo sempre para não queimar. Em seguida, adicione os limões e continue mexendo por aproximadamente 05 (cinco) minutos. Acrescente a água e deixe ferver até formar uma calda em ponto de fio. Deixe esfriar bem e somente então, adicione o mel de abelhas.
Guarde o xarope em um recipiente de vidro, previamente esterilizado (basta ferver em água por 10 minutos) e mantenha tampado em local seco e arejado.
Consuma em até 10 (dez) dias.
Modo de usar: Adultos: 02 (duas) ou 03 (três) colheres de sopa ao dia. Crianças: 01 (uma) colher de sopa ao dia.
Precauções
Mulheres grávidas devem evitar seu consumo. A planta pode ter efeitos abortivos.