Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

As Contraindicaçoes do Chá de Confrei

As plantas medicinais e tratamentos alternativos não são, de maneira alguma, livres de problemas. No entanto, existem pessoas que acreditam em tudo o que ouvem por aí, sem procurar por informações mais consistentes sobre o assunto. Isso é muito comum em relação ao uso de ervas: alguém comenta que conhece alguém que tomou um chá e se curou e, de repente, se alastra a notícia de que aquela planta tem efeitos milagrosos. Na era da internet, essas informações duvidosas se espalham ainda mais rapidamente, mas não devemos no enganar.

Confrei

Confrei

O Confrei

O confrei é um exemplo clássico, em se tratando de informações controversas. Na década de 70, muitas pessoas acreditaram que a planta possuía substâncias benéficas para vários fins. Isso fez com que o uso do chá e consumo das folhas crescesse rapidamente. Segundo a professora Maria das Graças Brandão:

Não existe planta que cure tudo. A planta deve ser como qualquer remédio que tem uma indicação terapêutica adequada. Então, na década de 70, as pessoas tomaram chá de confrei, comeram salada de confrei, acreditando que essa planta seria boa para várias doenças. E não foi. Pelo contrário, o confrei tem uma substância química que causa câncer no fígado. Então, é um grande exemplo de planta medicinal que não pode ser ingerida porque vai fazer mal (Fonte: g1.globo.com).

Melhor Evitar

Diante desse tipo de dado, é sempre importante refletirmos sobre o consumo de certas ervas. Quando não existem estudos que comprovem a eficácia da planta, o ideal é evitá-la, mesmo que existam relatos que garantam a eficácia do chá. No caso do confrei, a ingestão pode levar à toxidade hepática, como relata a professora Maria das Graças. O uso tópico não é vetado, ainda que estudos comprovatórios sobre os benefícios do confrei não sejam conclusivos. A dica é procurar um especialista antes de fazer uso da planta.