Chá para Baixar o Colesterol Alto
Hoje em dia, um dos maiores problemas de saúde da população brasileira é o colesterol alto (hipercolesterolemia). Isso se deve à vida mais corrida, onde as pessoas não têm tempo para se alimentar de forma correta e acabam optando pelos fast foods (comidas rápidas), que são mais gordurosas e nada naturais.
As pessoas também não têm encontrado tempo para praticar exercícios físicos. A maioria dos brasileiros trabalham no computador, sentadas o dia inteiro, então o sedentarismo tem aumentado bastante, o que aumenta também os casos de obesidade e de doenças relacionadas, como a diabetes, a hipertensão e o colesterol alto.
Devido ao aumento dessas doenças, uma dúvida muito comum entre os nossos leitores é como baixar o colesterol usando os produtos naturais. É importante ressaltar que um chá apenas não é suficiente para acabar com taxas de colesterol que estejam nas alturas, é necessário também o acompanhamento médico seguido por uma boa dieta e bons hábitos. No entanto, os chás, como em vários outros casos, podem auxiliar a baixar o colesterol se aliado com o acompanhamento médico mais uma vida saudável (como, por exemplo, incluindo a berinjela na dieta).
É importante tratar o colesterol alto, pois este problema pode ser a causa de doenças cardiovasculares graves. Como a doença nem sempre apresenta sintomas, é preciso fazer sempre exames de sangue para saber como anda a saúde. Aproveite para saber como está a taxa de glicose no sangue, outro fator muito importante para uma boa saúde.
Vejamos, então, como o chá de dente de leão pode combater o alto colesterol. Aprenda a fazer o chá, que é bem fácil de fazer!
Chá de Dente de Leão – Receita
Ingredientes
Você vai precisar dos seguintes itens:
- Uma colher de sopa de folhas secas de dente de leão
- Um litro de água
Modo de Preparo
Ferva as folhas secas do dente de leão na água e deixe amornar. Depois coe o chá e beba em seguida.
Posologia (Como Tomar o Chá)
Tome uma xícara do chá três vezes ao dia: uma pela manhã, assim que acordar, outra após o almoço e outra após o jantar.
Cuidados (Precauções e Contraindicações)
Não é recomendado que se utilize este chá durante a gravidez e enquanto estiver amamentando. Também não é indicado em casos sensibilidade gastrintestinal, acidez estomacal, obstrução no duto biliar e cálculos renais.
Podem ocorrer náuseas, vômitos, diarreia, pirose, reações alérgicas, além de moléstias gástricas, como hiperacidez gástrica e hipotensão. Por isso o chá não deve ser consumido em excesso. Siga corretamente as orientações de uso.
Onde Encontrar a Planta
Em casas de produtos naturais é possível encontrar as folhas secas de dente de leão. Mas a planta também é muito fácil de ser cultivada e, muitas vezes, nascem até sem ser plantadas, em quintais, hortas e jardins. É que as sementes voam com facilidade, além dos pássaros e insetos, que ajudam a semear.
O dente de leão é bem parecido com a serralha. Apesar das suas plantas serem comestíveis, elas não são exatamente iguais e não se sabe se a serralha contém as mesmas propriedades que o dente de leão. Ela normalmente é usada na culinária, enquanto o dente de leão é mais usado na medicina popular.