Chá de Embaúba
A Cecropia hololeuca, conhecida aqui no Brasil apenas como embaúba, é uma árvore de grande porte, que costuma alcançar mais de 15 m de altura. Seus frutos são bastantes apreciados pelos bichos-preguiça e, por isso, ela também é chamada de “árvore da preguiça”. Na medicina popular, diversas partes da planta costumam ser usadas na fabricação de remédios caseiros. Acredita-se que a embaúba tenha ação expectorante, diurética, descongestionante, cicatrizante, analgésica e cardiotônica. Por isso, seu uso é indicado para casos de pressão alta, bronquite, tosse, feridas na pele, taquicardia, asma e diabetes. Veja como fazer o chá para aproveitar esses benefícios.

Embaúba
Você vai precisar de:
- 2 colheres (sopa) de talos e folhas secas de embaúba
- 1 litro de água
Modo de Preparo:
Para preparar o chá do modo correto, coloque as folhas e talos secos na água e leve ao fogo em um chaleira esmaltada. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo e mantenha o cozimento por cerca de 10 minutos. Passado esse tempo, tire do fogo e deixe descansar tampado por mais 10 minutos. Então coe e reserve o chá para consumir ao longo do dia.
Posologia
O chá de embaúba deve ser consumido morno ou frio em pequenas porções ao longo do dia. A recomendação é de 2 a 3 xícaras (chá) de preparo, de preferência sem adoçar. Após 24 horas, a receita perde todas as suas propriedades e um outro chá deve ser preparado na manhã seguinte.
Precauções
O uso do chá de embaúba é contraindicado para gestantes ou mulheres em período de lactação. Quem faz uso de medicamente de uso contínuo e/ou possui alguma doença crônica deve procurar um especialista antes de iniciar o tratamento com o remédio caseiro. Caso surja qualquer tipo de reação estranha com uso do chá, suspenda o consumo imediatamente e vá ao médico.