Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Como Preparar o Chá de Hibisco?

O hibisco é bastante comum em jardins, pela beleza e exuberância de suas flores. Mas atualmente, a planta também é bastante procurada por quem deseja perder peso, devido às suas propriedades terapêuticas. Pesquisas comprovam que o hibisco atua de forma bastante benéfica em nosso organismo. A planta contém uma alta concentração de flavonoides, mais especificamente a antocianina. Essa substância é um importante antioxidante natural, que ajuda o corpo a eliminar toxinas, além de atuar como anti-inflamatório.

Outras substâncias encontradas no hibisco também dificultam a absorção de gorduras pelo organismo, melhoram a digestão e circulação sanguínea. Dessa forma, além de auxiliar nas dietas de redução de peso, o hibisco traz outros benefícios para saúde. A planta contém ainda vitamina C e cálcio, fundamentais para uma vida saudável.

Para quem deseja perder peso ou apenas aproveitar os benefícios do chá de hibisco, ensinamos logo abaixo como preparar a bebida. O chá deve ser tomado ao longo do dia e tem um sabor bastante agradável, se comparado com outros chás, normalmente mais amargos. Veja como preparar!

Receita Chá de Hibisco

Ingredientes: 

  • 1 colher (sopa) de hibisco seco
  • 1 litro de água

Modo de Preparo: Trata-se de uma infusão comum. O mais importante é não deixar a água ferver completamente, retirando-a do fogo quando começar a aparecer pequenas bolhas no fundo do recipiente. Despeje a água sobre a erva e deixe em infusão por cerca de 3 minutos. Não adoce o chá.

Recomenda-se consumir 1 xícara do chá entre as refeições principais. A bebida também pode ser ingerida quando tiver aquele desejo grande de comer, pois ela disfarça a fome.

O chá de hibisco é muito benéfico para a saúde.

Consumo do hibisco

É preciso destacar que o hibisco utilizado medicinalmente é diferente dos comuns em jardins. Trata-se da espécie Hibiscus sabdariffa, mais difícil de ser encontrada. No entanto, você pode comprar as flores secas, prontas para o preparo do chá, em lojas especializadas e farmácias naturais. Lembramos que é muito importante conhecer bem a procedência de qualquer erva que for utilizar para o consumo. Procure locais por indicação de amigos ou parentes, e sempre procure um médico antes de utilizar qualquer tipo de medicamento, mesmo que seja natural.

Apesar de ser um medicamento natural, o chá de hibisco não deve ser consumido em excesso, assim como qualquer outro chá. A ingestão deve ser limitada entre 3 a 4 xícaras por dia. Por ser diurético, ele pode fazer com que o organismo libere eletrólitos importantes para o corpo, como o sódio e o potássio, presentes no sangue.

Mulheres grávidas, ou que pretendem engravidar devem evitar o consumo do chá. Algumas pesquisas relatam que a planta pode atrapalhar a fertilidade, tanto em mulheres, como nos homens. Por isso, se você está em idade fértil e pretende ter filhos, não use o chá no emagrecimento. É liberado o uso do chá somente uma vez por mês, para não haver alterações nos hormônios e na fertilidade.

Como mencionado, o chá de hibisco proporciona diversos benefícios para o corpo. Antes, o hibisco era tido apenas como uma planta ornamental, mas, com o tempo, passou a ser também utilizado para o preparo de bebidas. Este chá é antioxidante e anti-inflamatório, além de diminuir a pressão alta, que pode ocasionar infartos ou acidentes vasculares cerebrais (AVC).

Também, o chá de hibisco reduz os níveis de colesterol no sangue, melhora a saúde do fígado, evita a retenção de líquido e previne o envelhecimento precoce. O máximo que deve ser consumido de chá de hibisco, por dia, é de 3 a 4 xícaras, mas a recomendação dos especialistas é de consumir de uma a duas xícaras de 200 ml de chá de hibisco por dia, preparado por infusão. É interessante também consumir este chá gelado, deve-se colocá-lo na geladeira por seis horas.