Como Preparar o Chá de Urucum ? Quais os Benefícios?
Talvez você nunca tenha ouvido falar na Bixa orellana, mas muito provavelmente conhece seu nome popular, o urucum. Esta planta é muito comum na América do Sul, Caribe e demais regiões em que predomina o clima tropical e subtropical. O urucum é um corante vermelho natural que começou a ser utilizada no Brasil, pelas populações indígenas. Os índios se apropriavam da coloração vermelha produzida pela planta para colorir tecidos e alimentos. Posteriormente, a planta também passou a ser utilizada na produção de cosméticos, passando a ser também conhecida, como: a planta batom.
Atualmente, a coloração produzida pelo urucum permanece sendo utilizadas em diversos segmentos. Entretanto, são suas é propriedades medicinais que vem atraindo pesquisadores. Entre os benefícios do urucum estão a sua capacidade de auxiliar no processo digestivo, no fortalecimento dos ossos, na diminuição da febre e na cura de algumas doenças. Além disso, a planta também já se mostrou eficaz no auxílio a saúde dos olhos, na redução de naúseas e no combate a várias doenças.
O chá feito com as sementes da planta é popularmente utilizado para combater a faringite, além ser muito eficaz para os casos de palpitação no coração e crises de asma. Isso porque o urucum é rico é bixina, uma substância que atua no combate aos radicais livres presentes em nosso corpo, evitando assim, que algumas células do nosso corpo sejam danificas. Aprenda a preparar e consumir o remédio caseiro e confira todas as vantagens de se consumir o chá de urucum.
Chá de Urucum
Ingredientes:
- 2 litros de água filtrada
- 1 colher (sopa) rasa de sementes de urucum
Modo de Preparo: Primeiramente, ferva a água. Em seguida, acrescente as sementes, tampe a panela e desligue o fogo. O ideal é manter a mistura abafada até esfriar. Em seguida, coe e leve à geladeira para ser refrigerar. Tome um copo do chá pela manhã em jejum, outro após o almoço e, por fim, mais uma porção ao deitar. Repita o mesmo processo depois de dez dias.
Benefícios do urucum
Nós conhecemos o urucum graças aos indígenas, que usavam esta planta para realizar pinturas corporais. Porém, hoje em dia, já descobriu-se os diversos benefícios que esta planta tem para a saúde, contando com muitas propriedades medicinais. A parte mais utilizada do urucum são as sementes, que reúnem quase todas as substâncias ativas.
O urucum é rico em carotenoides que são excelentes antioxidantes. Por isso, previnem o envelhecimento por atuarem na proteção da saúde, em geral. Uma pasta de urucum, por exemplo, quando aplicada corretamente reduz os sinais de rugas, manchas e imperfeições da pele. Os antioxidantes, além de eliminarem os radicais livres, também auxiliam na saúde em um todo.
As mesmas propriedades que atuam contra o envelhecimento, também são muito eficazes na cicatrização. Em casos de queimaduras, feridas na pele ou irritação, uma pasta de urucum também melhoraria a reduzir a aparência de cicatriz na pele.
O urucum também tem propriedades anti-inflamatórias. É por isso, também, que se apresenta como alternativa para o tratamento de faringite, como apresentado em nossa receita. No entanto, é possível aliviar dores no estômago e qualquer outro tipo de inflamação utilizando as propriedades do urucum para o tratamento.
Pesquisas demonstram que a norbixina, uma substância presente no urucum, atua como um antimutagênico, mantendo a saúde das células saudáveis que foram expostas à células cancerígenas e aos radicais livres. E, devido à quantidade significativa de cálcio, o urucum mantém os ossos fortes e evita também a ocorrência de osteoporose e outras doenças que são ocasionadas pelo deficiência de cálcio.
O ácido fólico, outra substância do urucum, realizam a prevenção de defeitos congênitos em recém-nascidos, como defeitos do tubo neural. Por isto, as mulheres grávidas podem aumentam a ingestão de ácido fólico por meio do chá de urucum. Ademais, o chá de urucum também proporciona menor risco de ataque cardíaco, auxilia na perda de peso e ainda alivia as dores de estômago.