Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Como Fazer um Chá para Aliviar a Rinite?

A rinite é uma inflamação que ocorre na mucosa nasal. Esta inflamação pode ser aguda ou crônica, infecciosa, alérgica ou irritativa, e os casos mais graves são causados por vírus. Já a rinite alérgica pode ser causada por certos componentes do ambiente, como poeira, ácaros, fungos, etc. Ademais, alguns também se irritam com fumaça de cigarro e produtos de limpeza.

O eucalipto é bastante conhecido por auxiliar nos problemas respiratórios, além de outras propriedades medicinais. A planta é originária da Austrália, e tem função anti inflamatória e antibacteriana, além de melhorar o sistema imunológico. Ela também atua como descongestionante e, por isso, combate as doenças respiratórias.

Quem sofre com a rinite alérgica encontra no eucalipto um grande aliado. Quando utilizado em difusores ou vaporizadores, o eucalipto ajuda a reduzir a quantidade de bactérias no ar. Isso faz com que o organismo tenha menos reações alérgicas. O chá de eucalipto também é eficiente para aliviar os sintomas da rinite, como a coriza e os espirros. Veja como preparar a receita.

Receita de Chá de Eucalipto

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de folhas de eucalipto picadas
  • 2 xícara (chá) de água

Modo de Preparo: Utilize as folhas do eucalipto frescas e picadas. Depois de lavá-las bem, coloque a erva para ferver juntamente com a água. Depois abafe por alguns minutos e espere o chá ficar morno. A bebida pode ser adoçada com mel ou consumida pura. Não use açúcar para adoçar os chás. Além de diminuir as suas propriedades medicinais, o açúcar ainda eleva a quantidade de glicose no sangue, podendo levar à diabetes.

Chá de eucalipto

Chá de eucalipto para tratar a rinite.

Posologia (Como Usar o Chá): Tomar uma xícara do chá ainda morno quando os sintomas da rinite estiverem mais evidentes. Espere 8 horas e tome outra xícara do chá. Repita esse processo todos os dias, enquanto os sintomas da rinite persistirem. Lembre-se: se os sintomas persistirem, procure um médico para uma avaliação mais detalhada e ele indicará outros tratamentos.

O que é a rinite?

Essa doença afeta milhares de pessoas no mundo inteiro, de várias idades e de ambos os sexos. Se você não sabe o que é, vamos explicar agora.

A rinite é uma inflamação das mucosas do nariz. Pode ser causada por diversos motivos e tem vários tipos de rinite. A rinite alérgica é a mais conhecida. Essa é causada por alergia a mofo, poeira, cheiros fortes, etc. Normalmente afeta pessoas que moram em lugares muito abafados ou muito empoeirados.

Outro tipo muito comum é a rinite medicamentosa, que ocorre por utilização de remédios sem a orientação médica. Muitas pessoas usam medicamentos no nariz sem saber se realmente está fazendo bem para a saúde. O resultado pode ser uma inflamação nas mucosas, gerando a rinite.

Já a rinite vasomotora é causada por elementos irritantes na atmosfera. É muito comum nas cidades grandes, onde a poluição é maior.

A rinite não é uma doença contagiosa, ou seja, você pode conviver com uma pessoa que tenha a doença, sem se contaminar. Mas ela pode ser transmitida aos filhos geneticamente, ou seja, pais que tenham rinite têm mais chances de terem filhos com o mesmo problema.

A rinite não tem cura, mas tem tratamento. Se for tratada corretamente, a pessoa pode viver tranquilamente, sem apresentar os sintomas, que são espirros, irritação no nariz e coriza. É importante também evitar os agentes causadores das crises, como mofo, poeira e poluição em excesso.

O chá de eucalipto irá auxiliar a diminuir a inflamação da mucosa nasal, além de a desobstruir. Assim, alguns sintomas da rinite serão amenizados, o que é imprescindível e irá aliviar muito os indivíduos que sofrem com esta condição. Algumas medidas também podem diminuir as crises de rinite, como parar de fumar, perder peso, realizar atividades físicas, etc.