Chás para febre
A febre é caracterizada como um aumento temporário da temperatura corporal. De modo geral, essa elevação da temperatura está associada com problemas de saúde.
O que muitos não sabem é que a febre é um mecanismo de defesa do organismo e, por isso, ela é muito importante. Quando o hipotálamo – região cerebral – percebe que há algum agressor no organismo – normalmente vírus ou bactéria – a temperatura corporal é elevada. Isso ocorre para que o tempo de resposta das células do corpo seja menor e, com isso, os invasores sejam destruídos.
De modo geral, a temperatura considerada normal é 37º C. Entretanto, há uma variação normal ao longo do dia e entre as pessoas. A medicina determina que temperaturas entre 36,6º C e 37,8º C são normais.
As principais causas da febre costumam ser:
- Vírus
- Infecção bacteriana
- Insolação
- Queimadura de sol
- Inflamações
- Tumor maligno
- Alguns medicamentos e drogas, como antibióticos
- Reação adversa a algumas vacinas
- Desidratação
Veja neste artigo os três melhores chás para tratar a febre de forma natural. Encontre também as suas receitas e outras dicas para combater a febre caseiramente. Boa leitura!
Chás para Febre
Chá de Macela
A macela é uma ótima opção para aqueles que buscam chás para febre. Isso porque ela é um remédio caseiro com ações que induzem a transpiração e auxiliam na regulação da temperatura do corpo.
Veja como fazer o chá de macela para febre em casa.
Ingredientes
- 3 colheres (sopa) de macela
- 500 ml de água
Modo de preparo: Ferva a água e adicione as folhas de macela. Tampe a panela e deixe a infusão agir por cerca de 20 minutos. Coe o chá antes de bebê-lo.
Contraindicação: Gestantes não devem consumir o chá de macela para febre.
Chá de Manjericão
Assim como no caso da macela, o chá de manjericão também é ótimo para combater a febre porque propicia a transpiração. Com o corpo transpirando, a temperatura tende a baixar.
Veja como preparar o chá de manjericão para febre em casa.
Ingredientes
- 20 folhas frescas de manjericão ou 1 colher (sopa) de folhas secas
- 1 xícara de água
Modo de preparo: Misture a água e as folhas de manjericão em uma panela e leve-a ao fogo (fogo baixo, preferencialmente). Deixe a infusão ferver por cerca de 5 minutos com a tampa da panela fechada. Coe o chá antes de consumir.
Posologia: Beba entre 4 e 5 xícaras deste chá para febre ao longo do dia
Contraindicação: Gestantes não devem consumir o chá para febre de manjericão.
Chá de Salgueiro-branco
O chá para febre de salgueiro-branco é uma alternativa excepcionalmente interessante porque o mesmo possui ação anti-inflamatória, febrífuga e analgésica. Com isso, além de reduzir a temperatura corporal, o chá para febre com salgueiro-branco ainda trata outros sintomas comuns à inflamações.
Veja como preparar em casa um chá para febre com salgueiro-branco.
Ingredientes
- 3 gramas de casca de salgueiro-branco
- 1 xícara de água
Modo de preparo: Coloque a casca do salgueiro-branco e a água em uma panela e leve-a ao fogo. Deixe a mistura ferver por cerca de 10 minutos. Coe o chá para febre com salgueiro-branco antes de beber.
Outras dicas para combater a febre de forma caseira
Além dos chás, há outras opções que podem ser utilizadas em paralelo no tratamento natural da febre.
Veja aqui as duas opções mais simples e mais efetivas:
- Suco de laranja ou limonada: Esses sucos reduzem a temperatura corporal muito rapidamente e fortalecem o sistema imunológico, o que auxilia no combate do corpo contra os invasores
- Faça uso de toalhas úmidas na teste a nos pulsos: Umedeça uma toalha com água fria e a descanse na sua testa e nos pulsos. Assim que a temperatura da toalha se elevar, molhe-a novamente e repita o procedimento. Além de causar alívio, esse processo está entre os mais eficazes para reduzir a temperatura corporal (e não possui nenhuma contraindicação!)
O que achou destas dicas? Compartilhe com os seus amigos, familiares e colegas que possam estar sofrendo com febre. Ajude a divulgar essas super dicas caseiras.