Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Como Montar um Kit Farmácia Natural?

Sabe-se que a indústria farmacêutica é a segunda mais lucrativa no Brasil e mundo. Isso porque todas as pessoas precisam de um remédio uma hora ou outra. Infelizmente, durante nossa vida, usamos muitos remédios e inserimos substâncias químicas em nossos corpos, questão que, a longo prazo, pode fazer mal.

Por isto, saiba como substituir os remédios químicos por plantas e tinturas naturais. Elas irão te proporcionar saúde e bem estar sem apresentar efeitos colaterais.

Kit de Remédios Naturais

Analgésico

Os analgésicos costumam ser os medicamentos mais vendidos. A menta pode ser uma ótima substituta para combater enxaquecas e dores musculares. Ela também auxilia na boa digestão, pode ser usada na pasta de dente caseira por permitir um bom hálito, fortalece o sistema imunológico e pode ser útil para tosses e alergias.

Recomenda-se utilizar uma parte de óleo essencial diluída em nove partes de álcool e realizar uma massagem circular na região dolorida do corpo. A camomila pode ser usada para prevenir e evitar as enxaquecas ou reduzir a sua intensidade.

Antiácidos

Por possuirmos uma alimentação desregulada e com grande consumo de carnes e produtos que demoram em digerir muitas pessoas acabam sofrendo com azia e úlceras estomacais. O alcaçuz tem efeitos anti-inflamatórios e favorece a digestão. Por isso é muito recomendado em casos de gastrite e irritações estomacais. Recomenda-se tomar a raiz em decocção, em torno de 4 xícaras diárias para evitar desconfortos e uma xícara como método preventivo. Pode ser consumido durante uma semana a cada mês.

Considerada um dos melhores antiácidos a espinheira santa também reduz a acidez , assim como a erva angélica, a Camomila e o gel da aloe vera.

Anti-histamínico

São os remédios mais utilizados para as alergias. Sempre viva é uma das planta com mais propriedades anti-histamínicas, ela é muito suave e não tem contra indicações. Para tratar a asma ou a rinite é recomendado tomar a tintura (50 gotas até 3 vezes diárias) ou o chá de infusão (de 3 a 4 xícaras por dia).

A vitamina C pode ser grande aliada, pois inibe a ação de células liberados de histamina.

Laxantes

A maior parte da população sofre com a prisão de ventre. As sementes de tansagem são ricas em mucilagens, o que explica a sua ação como laxante eficaz e suave. O seu consumo regular normaliza o ritmo e podem ser combinada com semente de linhaça. Deixe macerar em meio copo de água uma colher de sopa de sementes trituradas durante media hora e tome em jejum, se necessário repita a dose antes de ir deitar-se. É importante tomar muito líquido.

O kefir pode contribuir com essa função, e a baba da babosa, que tem um gosto muito amargo mas é eficaz. Tenha uma alimentação rica em fibras e se necessário faça jejuns para permitir seu corpo se livrar das toxinas.

Antidepressivo

Os antidepressivos são erroneamente ingeridos pela população e tem triplicado suas vendas nos últimos anos, ele ainda tem efeitos colaterais como a impotência sexual. A erva de São João auxilia na produção de serotonina, que é uma substância química antidepressiva. Se recomenda ingerir a tintura 3 vezes ao dia.

Não deve ser combinado com medicamentos antidepressivos nem anticoncepcionais. Também não é indicado em casos de transtorno bipolar, por isso deve ser ingerido com supervisão de um especialista e terapeutas holísticos. A alimentação pode auxiliar nos tratamentos leves, a ingestão de vitamina B1 e selênio, por exemplo, melhoram e estabilizam o ânimo. Exercícios físicos, meditação e a terapia psicológica são ferramentas úteis.

Pressão alta

Os antihipertensivos farmacêuticos podem causar diversos efeitos colaterais. O espinheiro branco, ou pilriteiro, é rico em flavonoides e taninos que moderam a tensão arterial alta. Para obter resultados, é necessário um tratamento constante de duas xícaras de chá por infusão diariamente, durante um mês e meio. Por uso prolongado é sempre recomendado falar com um especialista e em caso de arritmias cardíacas, sonolência, moléstias estomacais ou suor anormal é melhor suspender o uso.

Soníferos

Muitas pessoas sofrem com insônia, esse sintoma se relaciona com fadiga, irritação e baixo rendimento. A valeriana é um remédio natural contra a insônia, ela é eficaz e não causa dependência. Recomenda-se ingerir duas horas antes de ir se deitar. O chá é feito por infusão.

Verifique as contra indicações dos produtor que você utiliza. Opte por chás e tinturas orgânicas e de produção local. Preze pelo equilíbrio, evitando excessos.