Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Conheça 5 Receitas Naturais para Evitar a Osteoporose

A osteoporose hoje é considerada comum, pois mesmo que seja uma doença, é algo o normal que vem com o envelhecimento. Ela é uma das principais causas da reposição hormonal quando uma mulher chega à menopausa, mas não é somente no mundo feminino que ela aparece. Vários homens também são afetados pela osteoporose, que se caracteriza por ossos frágeis e porosos. É importante conhecer as causas e métodos preventivos para chegar a uma idade avançadas sem maiores preocupações.

Segundo estudos, o consumo de refrigerantes, carnes, proteína animal, lacticínios, molhos industrializados, pães e massas de farinha branca atrapalham a boa saúde dos ossos, já que nos faz absorver demasiado fósforo, que é um mineral que não somente inibe a absorção do cálcio, como também empurra o cálcio para fora, quando em desequilíbrio. O curioso é que sempre que falamos em cálcio, se pensa no leite, porém poucos sabem que essa proteína também contém fósforo, que, em uma má alimentação, desregula os minerais do organismo, nos deixando mais propensos a doenças. Um grande aliado do cálcio é a Vitamina K, que está relacionada com a regulação do mineral na matriz óssea como parte da osteocalcina (proteína do osso).

Abaixo, confira quais são as receitas naturais que devem ser utilizadas para evitar a osteoporose e insira-as na sua vida.

Receitas para evitar a osteoporose

Chá de Urtiga

Além de cálcio, silício, entre outros sais minerais, a urtiga contém Vitamina K, uma importante aliada na prevenção da osteoporose, unhas quebradiças e desgaste da cartilagem. A receita já foi aprovada e basta utilizar de 2 a 3 colheres de sopa de urtiga seca, para 4 xícaras de água fervente. Deixe em infusão por até 10 minutos, com o recipiente tapado. Coe e beba 3 vezes ao dia, durante uma semana a cada mês.

Chá de urtiga

O chá de urtiga é benéfico para o tratamento e prevenção da osteoporose.

Sucos verdes

Verduras como couves, brócolis, espinafres são ricas em vitamina K e em cálcio, sendo ótimos ingredientes para acrescentar em sucos detox. Já na parte das frutas a ameixa seca e a amora são as favoritas, porém o limão, o açaí também podem entrar na receita.

Para preparar um suco verde muito benéfico para saúde, use 1 limão, 2 folhas de couve, 2 buquês de brócolis, 5 folhas de salsa. Faça um suco de limão, acrescente os demais ingredientes no liquidificador, bata e coe se preferir. Para adoçar a bebida naturalmente você pode usar melado de cana, que também é uma fonte de cálcio. Beba na hora para absorver todas as propriedades.

Chá de Cavalinha

Assim como a urtiga, a cavalinha também apresenta silício no sua composição. O silício é um componente essencial para a formação da cartilagem, em particular na fabricação do colágeno que é a proteína do tecido conjuntivo, protegendo nossos ossos.

Para fazer o chá de cavalinha, use 2 grama de cavalinha seca para 1 xícara de água. Ferva tudo por 15 minutos e deixa amornar. Beba 3 vezes ao dia, durante uma semana, com intervalos de 1 mês.

Múltiplos usos para o Caruru

As folhas verdes escuras do Caruru são uma rica fonte de vitamina C, K, E e B, e também de ferro, cálcio e fibras, que são essenciais para a uma boa saúde. A vitamina K, por exemplo, desempenha um papel importante na prevenção da osteoporose, da artrite.

O caruru pode ser comido em saladas, pode ser agregado em sucos verdes, é delicioso com sopas, e pode ser ingerido como chás e até como batidas. Para fazer um suco de caruru, use 2 cenouras doces, 3 ramos de caruru e 1 xícara de leite de coco.

Todos estes ingredientes deverão ser misturados e introduzidos num liquidificador, pode ser adoçado com mel e deverá ser consumido uma vez por dia. Aconselha-se que seja tomado logo de manhã para que o seu efeito seja mais eficaz.

Vegetais

Você não precisa de leite para obter cálcio, pois pode-se usufruir de diversos vegetais, que podem ser agregados no cardápio e consumidos todos os dias. São ricos em cálcio a salsa, agrião, folhas de batata-doce, caruru/bredo, melado, espinafre, folhas de nabo, couve-chinesa, couve, brócolis, acelga, alface. Em relação às frutas, damasco, pêssego, limão, laranja, maçã, ameixa seca, amora e uva. Ademais, outros alimentos benéficos são as amêndoas, amendoins, feijão, grão de bico, quiabo, gergelim e linhaça.

Todos esses alimentos são boas fontes de cálcio, bromo, vitamina K, vitamina C, que são auxiliares na manutenção e fortalecimento de seus ossos. Lembre-se, uma alimentação saudável consiste em refeições equilibradas. Um prato colorido e saboroso é a melhor dieta que você poderia ter. Faça exames e verifique as contra indicações dos alimentos que você consume. Também é válido comprar alimentos locais e sem agrotóxicos para maior benefício do seu organismo.