Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Como Plantar Couve em Casa?

Hoje, falaremos sobre o cultivo de uma verdura super saudável: a couve. Este vegetal é da mesma família que a couve-flor e o brócules, e fornece diversos nutrientes importantes ao organismo. Ela é rica em fibras, cálcio, vitaminas e outros nutrientes importantes. Além disso, as folhas contêm substâncias antioxidantes, que ajudam na prevenção de doenças, incluindo alguns tipos de câncer. Ainda, a couve pode ser consumida de diversas formas, fresca, em sucos e até mesmo em outros preparos.

Sem dúvidas, este é um vegetal muito versátil, que melhora o sistema imunológico, reduz o inchaço do corpo, regula o intestino, melhora a flora intestinal, enriquece o intestino de fibras e ajuda a equilibrar os níveis de colesterol. Ainda, protege o fígado, ajuda a tratar a anemia e regula a pressão sanguínea.

Na medicina popular, a couve é conhecida por fortificar o organismo contra várias enfermidades, como você já viu no artigo sobre os benefícios do vegetal. Por isso, nada melhor que colher a couve em casa, de forma totalmente natural, livre de agrotóxicos e sempre bem fresquinha. Quem tem um pequeno quintal pode seguir as dicas a seguir e preparar um canteiro para cultivo da hortaliça. E bem fácil de plantar e o seu cultivo é bem simples. Veja.

Como fazer as mudas?

Para preparar as mudas, é necessário usar um caixote de madeira ou bandeja de semeadura. Encha o recipiente escolhido com terra peneirada ou casca de arroz carbonizado. Antes de semear, umedeça bem a terra e nivele-a. Em seguida, coloque de 2 a 3 sementes em cada célula (ou cova), a uma profundidade de 0,5 cm. Cubra as sementes com terra peneirada e regue com cuidado. Continue regando diariamente, até que as mudas alcancem cerca de 8 cm de altura, após um período de 5 a 10 dias, mais ou menos.

As sementes podem ser compradas em casas especializadas em plantio, ou até mesmo em alguns supermercados ou casas de ração. Se conhecer alguém que tenha couve plantada em casa, pode pedir algumas sementes.

Couve

Horta de Couve: mais saúde para a sua família

Preparação do canteiro

Na hora de fazer o canteiro, mexa bem a terra e coloque até 5 kg/m² de adubo animal. Faça pequenos buracos, mantendo um espaçamento de 100 x 50 cm entre eles. Depois transplante as mudinhas com todo o cuidado, para evitar que elas sejam abaladas. É importante que o canteiro seja feito em terreno ensolarado e sem acúmulo de água. A couve não cresce em locais escuros e muito úmidos. Regue as mudas diariamente com abundância, mas sem deixar o terreno encharcado. Depois de 12 a 16 semanas, já é possível colher as folhas para consumo. O ideal é sempre deixar alguns brotos no caule, assim a planta vai crescendo e sempre terão folhas prontas para serem colhidas.

Mesmo que não use nenhum tipo de agrotóxico, é importante lavar bem as folhas antes de consumir, pois podem pousar insetos e até a própria poeira do local pode se depositar nas folhas. Também é muito importante verificar se não há pequenos insetos nas folhas. E muito comum dar alguns piolhos verdes nas folhas de couve, que são difíceis de serem enxergados. Fique atento!

Se caso aparecerem esses piolhos na sua horta, também chamados de pulgões, poderá usar um remédio caseiro para acabar com a praga. Veja aqui como preparar e usar.

Cuidados com a couve

Deve-se ter alguns cuidados com a couve, para que ela sobreviva e cresça de forma saudável. Adube o solo periodicamente, com esterco bovino curtido e fertilizante químico tipo NPK. Também, sempre corte a ponta do caule principal, para que a couve mantenha a sua altura e proporcione o crescimento dos brotos laterais. E, para evitar a propagação de pragas, retire as folhas murchas, amareladas e que estejam com qualquer sinal de ataque de pragas.