Como Tratar a Alergia à Picada de Inseto
Com a chegada nos meses mais quentes, os pernilongos e outros insetos se tornam mais comuns em nosso ambiente. Se já não bastasse o risco de doenças e o incômodo do zumbido no ouvido durante a noite, os mosquitos também costumam causar problemas quando picam a nossa pele.
Para algumas pessoas, a picada passa despercebida, mas pessoas com alergia podem notar as manchas vermelhas e inchadas facilmente, bem como a coceira na região. Dependo do nível da alergia, sobretudo em crianças, também podem se formar bolhas e ferimentos que pioram devido a vontade de se coçar.
Se você ou alguém em sua família sobre com esse tipo de problema, a dica de hoje será de grande ajuda. Listamos alguns tratamentos naturais e caseiros que aliviam a coceira e o inchaço causado pela picada de insetos. Confira os itens da lista e veja como usá-los no dia a dia!
Manjericão
O manjericão deixa os pratos muito mais saborosos e ainda tem propriedades medicinais importantes para a saúde. O óleo extraído de suas folhas contém cânfora e timol, duas substâncias que podem aliviar a coceira e a reação alérgica da pele. Por isso, um punhado de manjericão pode ser o remédio ideal para picada de insetos.
Para fazer o remédio em casa você vai precisar de um pilão e um ramo de manjericão fresco. Macere bem as folhas até que elas soltem um sumo verde escuro. Separe esse líquido e aplique sobre as regiões picadas com cuidado (pode manchar a pele e as unhas por algum tempo).
Casca de banana
Depois de comer a banana, nada de jogar a casca fora. Você poderá reutilizá-la como remédio natural (e sustentável). Esse ingredientes que quase todo mundo tem em casa pode substituir, de forma eficaz, alguns produtos usados para conter as alergias.
Para usá-la, você precisa apenar cortar um pedaço da casca com uma faca e esfregar a parte interna interna nos locais que foram picados. Depois de algum tempo, você notará que o inchaço diminuiu, assim como a coceira.
Dica: a casca de banana também pode ser usada para cicatrizar ferimentos e estancar o sangue. Esse efeito ajuda a reduzir os incômodos da picada de inseto.
Mel
Eu fui uma criança muito alérgica (e ainda sou). Quando alguma abelha me picava, minha mãe passava mel e eu achava isso muito estranho porque, afinal, as abelhas produziram o próprio remédio para suas picadas. Mas, incrivelmente, aplicar um pouco de mel na região sempre ajudava a aliviar a dor.
O mel tem ação antibacteriana e anti-inflamatória. Por isso seu uso pode trazer certo alívio para a região atingida pela picada. Outro benefício é que o mel deixa a pele grudenta, evitando que cocemos a picada. Isso é ótimo para evitar a irritação.