Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Qual a Melhor Receita Caseira para Acabar com o Chulé?

Os odores desagradáveis nos pés são bastante comuns e incomodam bastante, não só a pessoa que tem o problema, mas também os que convivem com ela. Quem sofre com esse problema sabe o quanto é chato ter que tirar o sapato perto de outras pessoas. Ações comuns podem se tornar um grande constrangimento, como ir a uma sapataria e ter que experimentar um calçado, trocar de roupa em um vestiário de clube ou academia, etc. E para quem convive também não é nada legal, pois o mau cheiro pode incomodar muito.

O problema, conhecido cientificamente como bromidrose e popularmente conhecido como chulé, é causado pelo suor excessivo na planta dos pés. Em alguns casos, os hábitos de higiene também podem colaborar para o aparecimento do chulé, assim como o uso constante de sapatos fechados, que não permitem a transpiração da pele. Qualquer pessoa está suscetível à bromidrose, de qualquer sexo ou idade, mas nos adolescentes o problema é mais recorrente, devido à produção de hormônios, especialmente nos meninos.

Felizmente, a bromidrose pode ser eliminada com muita facilidade, adotando hábitos saudáveis e também utilizando tratamentos caseiros, fáceis de serem preparados. O tratamento que iremos citar abaixo utiliza a cânfora, uma planta muito utilizada para minimizar e até eliminar o chulé. A cânfora é antisséptica, além de também deixar um cheiro suave nos pés. Abaixo, conheça mais sobre este problema incômodo e como tratá-lo.

Receita caseira

Ingredientes:

  • 200 ml de álcool
  • 2 pedrinhas de cânfora
  • 1 copo de folhas secas de hortelã
  • 1 litro de água

Modo de Preparo: Com esses ingredientes, você fará duas receitas separadamente: o álcool canforado e o chá de hortelã.

Para preparar o álcool canforado, coloque as pedrinhas de cânfora em um recipiente com tampa e junte o álcool. Deixe descansar por 5 dias ou até que as pedras tenham se dissolvido completamente. O preparo do chá de hortelã também é simples, basta despejar a água fervente sobre a erva e esperar amornar.

Posologia: Use o chá de hortelã para deixar os pés de molho por 30 minutos. Depois, seque bem com uma toalha limpa, principalmente entre os dedos. Após a lavagem nos pés utilizando o chá, aplique o álcool canforado pelo pé, espalhando bem. Depois que a substância tiver evaporado, basta calçar os sapatos.

Usando esta receita e seguindo todas as dicas acima, é bem provável que o problema acabe de vez. Mas, se os sintomas persistirem, um médico deverá ser consultado para uma melhor avaliação do caso.

Conheça as propriedades da cânfora

A cânfora é uma planta com propriedades antissépticas, além de também suavizar o mau odor nos pés.

Como combater o chulé?

Como já foi dito, o chulé pode ser causado pela falta de higiene adequada ou pelo excesso de suor nos pés, além de outros fatores. Para evitar este problema, é recomendado secar bem os pés, principalmente entre os dedos, após o banho e esperar alguns minutinhos antes de calçar sapatos ou meias, após enxugar os pés. Também, evite o uso de meias de tecido sintético, preferindo sempre as meias de algodão.

Ainda, em dias mais quentes, em que sabe que os seus pés irão suar mais, opte por calçados abertos. E, sempre que tirar os sapatos, deixe-os arejando por alguns minutos antes de guardar. Outra dica muito importante é não utilizar o mesmo sapato todos os dias e, assim como os sapatos, trocar também as meias todos os dias, para que elas não sejam reutilizadas suadas e com cheiro forte, o que proporciona o aumento do chulé.

A cânfora, citada acima, é uma planta antisséptica, que elimina fungos, dentre outros micro-organismos nos pés, e trata frieiras, ferimentos, etc. Também, a cânfora deixa um odor suave nos pés, eliminando o cheiro desagradável ocasionado pelo chulé. Ademais, o hortelã também auxilia na eliminação do mau odor nos pés, assim como a menta.