Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Como Tratar a Sinusite com Buchinha do Norte?

A sinusite é uma inflamação na mucosa dos seios da face e é uma doença muito frequente aqui no Brasil. Normalmente, os primeiros casos de sinusite aparecem ainda na infância. Mas, algumas pessoas só apresentam o quadro de pois de adultos. O aparecimento da inflamação normalmente está relacionado com outras doenças, como gripes, resfriados ou processos alérgicos. Esses problemas facilitam a entrada de corpos estranhos nos seios da face, contribuindo para o processo inflamatório. Entre os sintoma da sinusite estão: as dores de cabeça, principalmente na maçãs do rosto e na testa, secreção nasal, tosse e febre.

Infelizmente, a sinusite é uma doença crônica, ou seja, não tem cura, apenas tratamento para aliviar os sintomas. Esse tratamento é feito com antibióticos, que eliminam a infecção. Porém, o problema pode voltar a se manifestar a qualquer momento, principalmente em épocas de frio e seca. Quem tem esse problema deve evitar locais abafados, com mofo ou poeira.

As plantas medicinais podem nos ajudar a combater e evitar muitas doenças. Para amenizar esses sintomas da sinusite, você pode usar a buchinha paulista, também conhecida como buchinha do norte. No entanto, como a planta possui substâncias tóxicas, não se deve tomar o chá, mas apenas fazer uma inalação. Veja como preparar o tratamento.

Receita para Sinusite

Ingredientes:

  • 1 buchinha paulista
  • 1 copo (250 ml) de água

Modo de preparo: Em um caneco, leve a água e a buchinha paulista ao fogo. Quando levantar fervura, desligue e espere esfriar um pouco antes de fazer a inalação.

Você pode fazer a inalação 2 vezes ao dia ou quando os sintomas estiverem incomodando mais. Cubra o caneco com um pano de prato limpo, deixando apenas um pequeno buraco para inalar o vapor produzido pela mistura. Faça isso por alguns minutos, enquanto o chá ainda estiver quente.

Buchinha paulista

A Buchinha paulista pode ser usada para tratamento da sinusite.

Quais cuidados ter no consumo da buchinha?

A buchinha paulista é uma planta tóxica, considerada pela tradição popular como abortiva. Por isso, é muito importante não beber o chá. A inalação é suficiente para amenizar o desconforto. Em casos de gravidez, evite utilizar este tratamento, mesmo por inalação, o melhor é evitar.

Além da sinusite, a buchinha do norte também pode ser usada no tratamento da rinite e outras inflamações, como a herpes, amenorreia, úlcera e outros tipos de feridas. Mas em todos os casos, somente a inalação deve ser utilizada. Nunca beba o chá de buchinha do norte! A ingestão pode causar náuseas, vômitos e diarreia, além de cólicas e até hemorragias.

O exagero também deve ser evitado. Fazendo muitas inalações ou por muito tempo, podem aparecer irritações na mucosa.

Outra opção para tratar a sinusite

Existem diversos remédios caseiros para a sinusite, como limpezas nasais, nebulização caseira, inalação de cebola fervida, utilização de chá de espinafre, dentre as mais variadas opções. As inalações são uma excelente forma de tratar a sinusite, porque limpam as vias respiratórias. O eucalipto é muito usado para isso, pois ele tem ação expectorante e anti-séptica, aliviando de forma rápida a congestão nasal. Prepara o vapor de inalação de eucalipto é muito fácil, basta usar 5 gotas de óleo essencial de eucalipto, 1 colher (de chá) de sal e 1 litro de água fervente.

Para preparar a inalação, ferva a água e coloque em uma bacia. Depois, adicione as gotas do óleo essencial com o sal. Coloque a cabeça sobre a bacia, inalando o vapor do chá. De preferência, cubra a cabeça e a bacia com uma toalha, para aproveitar melhor o vapor. É importante respirar o vapor o mais profundamente possível por até 10 minutos, repetindo 2 a 3 vezes ao dia.

Esta é uma outra forma de tratar a sinusite, mas caso o problema persista, é importante procurar um médico.