Preparos de Plantas e Ervas Medicinais
Anteriormente, falamos sobre os métodos mais comuns de preparar as suas plantas medicinais: Infusão, Decocção, Maceração, Compressa e Infusão dependendo do tipo de planta e parte utilizada em questão. Hoje teremos ainda outras formas de como utilizar as ervas e plantas de formas distintas mas que, ainda assim, são muito úteis.
Os preparos aqui são diferentes e menos comuns de aparecer em receitas. No geral, já compramos as tinturas e óleos prontos, por exemplo. Isso não quer dizer que a informação não seja válida.
Tisana
É um tipo diferente de infusão que consiste em colocar as ervas em água fervente e deixar no fogo por alguns minutos.
Preparo: coloque 1 litro de água no fogo e quando ferver, acrescente 2 colheres da erva e tape o recipiente, deixando no fogo por 5 ou 6 minutos. Passado esse tempo, desligue o fogão, deixa a bebida descansar por alguns minutos e então passe pelo coador antes de consumir.
Óleo medicinal
O óleo medicinal pode ser usado em massagens, máscaras, cataplasmas e produtos de beleza em geral. Trata-se de um método que utiliza algum outro tipo de óleo para diluir a erva.
Preparo: para cada parte de erva acrescente 5 partes de óleo comum ou azeite. Leve a mistura em banho maria por 2 horas, sem deixar que a água ferva. Depois que esfriar, coe o óleo em um pano limpo e esprema bem o resíduo que restar no pano.
Tintura
A tintura nada mais é que um extrato da planta diluído em álcool (ou algum outro meio alcoólico).
Preparo: acrescentar 10g de erva seca ou 20g de erva fresca em 80ml de álcool (50º a 80º), triturar a mistura no liquidificador e deixar em repouso em recipiente de vidro por 5 dias, agitando de vez em quando. Depois desse tempo, coe a tintura e acrescente álcool até completar 100ml.
Tintura vinosa
A tintura vinosa é um método de tintura que utiliza vinho branco no preparo das ervas medicinais ao invés do álcool puro.
Preparo: para cada 100ml de vinho branco, acrescente 5g de erva seca ou 10g de erva fresca e deixe macerar em recipiente de vidro durante 1 semana. O vinho utilizado deve gradação alcoólica entre 11 e 12% e, após coada, a tintura deve ser mantida em um lugar fresco.
Cataplasmas
Esse método consiste em aplicar a erva sobre uma parte do corpo que esteja dolorida, inflamada ou inchada. A preparação do cataplasma varia de acordo com o tipo de erva utilizado:
- Ervas frescas: pode ser aplicada diretamente na parte afetada, sem nenhuma preparação prévia;
- Ervas secas: devem ser aplicadas no interior de um saquinho e aplicadas quentes ou frias, dependendo do problema;
- Pasta: a erva deve ser moída com a ajuda de um pilão (ou almofariz) até que vire um pasta. A mistura pode ser aplicada diretamente na pele ou entre dois panos. Caso utilize a erva seca, ferva-a antes para que facilite a formação da papa.
Unguento
O unguento é uma espécie de pomada, preparada com ervas trituradas e gordura vegetal. Na hora da aplicação é preciso levar a mistura para derreter em fogo baixo.
Banhos
O método consiste em acrescentar um infuso ou tisana concentrado à água da banheira e nela permanecer em imersão completa ou parcial por algum tempo.