Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pomada Caseira Para Hemorroidas

As hemorroidas são veias, que ficam ao redor do ânus ou dos retos, que se dilatam ou dilatam. Quando ocorre o movimento intestinal, estas veias se dilatam e se contraem, voltando ao normal ao final do movimento. Porém, quando ocorre um esforço repetido para evacuar, seja por intestino preso ou por qualquer outro motivo, o processo de drenagem do sangue é prejudicado, e provoca a formação de hemorroidas. Elas podem ser internas ou externas, localizando-se acima do esfíncter anal ou na borda do ânus.

Assim, o que normalmente chamamos de hemorroidas na verdades são inflamações nessas estruturas. A pomada caseira que ensinamos hoje é indicada para esses casos. O grande segredo desta receita caseira está no óleo essencial de cipreste, que estimula a circulação, melhora edemas e tem ação depurativa. Por isso, a pomada ajuda a melhorar a circulação sanguínea e, por consequência, combater os problemas relacionados às hemorroidas.

Pomada para hemorroida

Ingredientes:

  • 100 g de gel neutro
  • 9 gotas de óleo essencial de cipreste
  • 2 gotas de óleo essencial de manjericão
  • 2 gotas de óleo essencial de erva doce

O gel neutro deve ser adquirido em farmácias de manipulação. Ele não deve ter cor nem aroma, para que todos as propriedades ativas dos óleos essenciais sejam preservadas. Na hora de comprar os óleos, verifique se está adquirindo realmente o óleo essencial e não a essência das plantas recomendadas. A escolha dos ingredientes de boa procedência é fundamental para que a receita funcione adequadamente.

Modo de Preparo: Coloque as gotas de óleo em um recipiente de porcelana, cerâmica ou plástico. Em seguida, acrescente o gel neutro e misture bem com uma espátula de madeira ou plástico. Quando estiver bem homogêneo, armazene em um pote com tampa (pode ser o mesmo onde o gel foi vendido) e guarde em um local seco e à sombra.

Pomada para hemorroida

As pomadas para hemorroida não só as tratam, mas também as previnem.

O gel deve ser aplicado diretamente sobre a região das hemorroidas uma vez ao dia, logo após o banho. Os resultados podem ser observados após alguns dias de uso.

Hemorroidas- sintomas, tratamento e prevenção

As hemorroidas são, sem dúvida, muito incômodas. Elas podem ser ocasionadas por obstipação, pressão que o feto exerce sobre as veias da parte inferior do abdômen, obesidade, vida sedentária, predisposição familiar, sexo anal, dieta pobre em líquidos e fibras. Ou seja, as hemorroidas podem ser originárias de diversas situações.

Comumente, os sintomas das hemorroidas começam com uma pequena coceira, provocada por inchaço das veias e a pressão que esta exerce nas terminações nervosas. Também, pode haver sangramento, dor após a evacuação e uma saliência palpável no ânus, caso a hemorroida seja externa.

Felizmente, as hemorroidas podem ser tratadas. O tratamento pode ser tópico, utilizando pomadas e supositórios. Nos casos mais graves, há a alternativa da cirurgia, em que ocorre a retirada das veias doentes. E, em casos mais simples, a punção do coágulo, que entope o vaso hemorroidário, pode solucionar o problema. E, por fim, também há a opção da ligadura elástica, uma técnica que envolve o estrangulamento da veia afetada.

Ainda, é possível prevenir as hemorroidas, de forma muito simples. Primeiramente, evite o papel higiênico, caso já tenha tendência à hemorroida. O papel irrita a região e pode aumentar a inflamação. Por isto, opte por limpar a região com uma toalha de algodão e sabão. Ademais, é muito importante que o indivíduo mantenha uma dieta saudável, que inclua alimentos ricos em fibras e frutas frescas. Também, é importante beber líquidos, constantemente, para que o intestino funcione perfeitamente.

E, respeite sempre a sua vontade de evacuar, não prendendo as fezes. Desta forma, evitará de realizar muito esforço, quando tiver que evacuar. Este esforço é muito prejudicial, e pode afetar as veias. Ainda, caminhe sempre que puder, tome banho de assentos mornos e faça compressas de gelo.