Tintura de Castanha da Índia
Estamos sempre falando dos benefícios dos chás, mas existem também as tinturas, que servem para conservação das propriedades medicinais de algumas plantas e ervas medicinais. Devido ao uso do álcool, a tintura dura por mais tempo (até 2 anos) e traz bons resultados no tratamento de diversos problemas.
A castanha da índia (Aesculus hippocastanum), por exemplo, pode ser usada no preparo de uma tintura que serve para melhorar a circulação de um modo geral. A semente da planta, como já comentamos anteriormente é um tônico circulatório, além de atuar como adstringente, anti- hemorrágico e anti-inflamatório.
Por isso, a tintura de castanha da índica é indicada para melhorar varizes, hemorroidas, inchaço, sensação de pernas pesadas e problemas relacionados à má circulação. É possível adquirir a tintura pronta em farmácias especializadas. No entanto, preparo do remédio natural é bem simples. Veja como fazer!
Você vai precisar de:
- 5 colheres (sopa) de pó de castanha da índia
- 1 garrafa de álcool 70%
Modo de Preparo:
O pó da castanha da índia pode ser encontrados em casas de chás e produtos naturais. Com o auxílio de um funil, você deve colocar o pó com cuidado dentro da garrafa de álcool. Depois tampe, agite bem e deixe descansar por 2 semanas em uma janela que tome sol. Após esse tempo, coe a tintura em filtro de pano ou papel e guarde em uma garrafa de vidro escuro.
Posologia
Para consumir, dilua 5 colheres (sopa) da tintura em 1 litro de água. Beba esse líquido em pequenas porções ao longo do dia.
Precauções
Por causa do álcool, a tintura de castanha da índia deve ser evitada por pessoas que sofram com o alcoolismo. Mulheres gestantes e crianças pequenas também deve evitar o remédio, por causa das contraindicações da castanha da índia. Antes de fazer uso do remédio caseiro, converse com o médico e veja se ele poderá ser benéfico para o seu caso.