Açafrão – Propriedades Medicinais
O Açafrão é extraído a partir dos estigmas de flores da Cúrcuma (Crocus sativus), sendo uma planta da família das Iridáceas utilizada desde a antiguidade como especiaria.
Devido à sua fama bastante popular, o Açafrão também é conhecido como: Açaflor, Açafrão, Açafreiro e Açafroeiro. Nesse artigo você conhecerá mais sobre o Açafrão, seus benefícios para a saúde, propriedades medicinais e possíveis efeitos colaterais. Boa leitura!
Açafrão
A planta possui uma base subterrâneo de onde emergem as folhas e flores, as quais podem atingir de 15 a 30 centímetros de altura.
A variedade de Cúrcuma utilizada para produzir o açafrão tem suas origens na região do mar Mediterrâneo. Lá, o Açafrão é muito utilizado no preparo de risotos, caldos e massas.
O Açafrão é uma planta muito adaptativa. Isso porque ele cresce melhor em clima subtropical, mas pode ser cultivado em um clima mais frio, (desde que haja um período com temperaturas adequadas para o cultivo de cerca de seis meses). Apenas lembre-se que o clima quente e úmido não é conveniente para o cultivo desta planta.
Açafrão – Propriedades medicinais

Açafrão
Muito utilizado no meio gastronômico, poucos são os que conhecem as propriedades de cura do Açafrão, sendo ele uma planta:
- Antiofídica
- Digestiva
- Laxante
Todas essas propriedades se devem à composição química natural do Açafrão. Isso porque a planta é rica em curcumina, a substância que dá a coloração ao açafrão.
Açafrão – Principais indicações e Benefícios
A Curcumina, encontrado em abundância no Açafrão, serve não apenas para a produção de temperos. Na verdade, essa substância também ajuda a:
- Reduzir a inflamação no organismo
- Proteger o coração
Pesquisas recentes comprovaram que a Curcumina é recomendada também para:
- Diminuir os riscos de diversos tipos de câncer
- Evitar o diabetes
Açafrão – Como usar corretamente?
O Açafrão pode ser consumido de algumas formas, entre elas:
- Em sua forma moída, adicionado a pratos salgados
- Dissolvida no azeite como tempero para saladas.
- Com a raiz triturada para aguçar o sabor de sucos.
Açafrão – Cuidados no preparo
O Açafrão tem como característica transmitir aromas intensos, sendo essencial para um grande número de receitas da culinária global.
Sempre que possível, é melhor adquiri-lo em estigmas, e não em pó. Desta forma, previne-se o consumo do Açafrão misturado a plantas menos conhecidas e benéficas.
Ao preparar o Açafrão em sua forma natural, no entanto, você deve moer as ervas e misturá-las à receita de 10 a 15 minutos antes de finalizá-la para evitar um sabor muito forte que se sobressaia ao próprio gosto da comida.
O Açafrão pode ser utilizado em diversas receitas, como:
- Muitos pratos à base de arroz, como paellas e risotos
- Carnes
- Peixes
- Frutos do mar
- Aves
- Guisados
- Saladas
- Sopas
- Molhos
- Recheios e massas
Açafrão – Contraindicações e Efeitos colaterais
O consumo de Açafrão não é indicado para algumas parcelas da população, tais como:
- Mulheres grávidas
- Lactantes
- Pessoas com problemas cardíacos
Apesar de ser uma alternativa natural, o consumo do Açafrão é caracterizado como um tratamento, assim como qualquer outro. Por esse motivo, o consumo excessivo da planta pode acarretar em alguns efeitos colaterais desagradáveis, tais como:
- Irritação
- Vômitos
- Insuficiência cardíaca
Por isso, como em todo caso de tratamento com plantas medicinais, é de fundamental importância consultar um médico para que o diagnóstico e tratamento adequados sejam postos em prática.
O que achou deste conteúdo? Nos conte a sua opinião através dos comentários e divulgue com seus amigos e familiares todos os benefícios e possibilidades do Açafrão!