Alcachofra – Propriedades Medicinais
Uma alcachofra (nome científico Cynara cardunculus subsp. scolymus, anteriormente designada por Cynara scolymus) é uma planta com até um metro de altura, da família das compostas, de caules estriados, folhas penatífidas e grandes capítulos florais. (Fonte: Wikipedia)
Nomes Populares:
- alcachofra
- alcachofra comum,
- alcachofra rosa,
- cachofra,
Propriedades:
- É depurativa,
- digestiva,
- diurética,
- laxante,
- Indicada em casos de ácido úrico,
- cálculos da bexiga e rins,
- diarreia,
- doenças do coração,
- gota,
- hemorroidas,
- má digestão,
- Bom para estômago,
- fígado,
- Também combate a anemia
- diabete,
- colesterol,
- hipertensão,
- hipertireoidismo,
- icterícia,
- Emagrece.
Outros benefícios
A alcachofra contém ácido fólico, fibras, vitamina A, vitamina K, vitaminas do complexo B,carboidratos, proteínas, fibras, ácido graxo, cinarina, antioxidantes e minerais como fósforo, flavonóides, inurina, magnésio, potássio, ferro, fósforo e mucilagem. A parte comestível da alcachofra são os gomes formados dentro do botão, antes que floresçam completamente.
O coração da alcachofra que é a base dos botões é considerada iguaria, seria a parte mais deliciosa da alcachofra; é a parte mais clara da planta.
Efeito diurético que emagrece
O extrato da alcachofra funciona como um diurético natural pois ajuda a evitar a retenção de líquidos e estimula o bom funcionamento do rim. E desta forma, auxilia muito na perda de peso. A alcachofra também serve como laxante, eliminando também toxinas do nosso organismo.
Além de ação diurética, a alcachofra tem ação digestiva, protege o fígado melhorando seu bom funcionamento, é estimulante da produção de bile, é depurativa e estimula o apetite.
Equilibra o nível de colesterol e glicose no sangue
Por ser um alimento amargo, favorece como já descrito acima, o bom funcionamento do fígado, melhorando a digestão de gordura e reduz o colesterol ruim (LDL) e equilibra também o triglicérides. A alcachofra reduz a taxa de glicose alta e seu consumo regular, mantém esta taxa equilibrada.
Melhora a digestão e elimina toxinas
A alcachofra tem componentes capazes de aumentar a secreção da bílis, trazendo saúde para o aparelho digestivo, fígado e bile. A cinarina, substância existente na alcachofra, elimina as toxinas do nosso organismo por seu efeito depurativo. A planta também regenera as células do fígado, sendo indicada para problemas de fígado lento, gordura no fígado e icterícia.
As fibras da alcachofra ajudam a combater a constipação intestinal, pois melhoram os movimentos do intestino, reduzindo os riscos de câncer de cólon. Pois as fibras quando estão presentes no intestino, impedem a absorção de compostos tóxicos existentes nos alimentos. No caso da diarreia, as fibras absorvem o líquido, ajudando na formação do bolo fecal.
Vitamina k
A alcachofra possui a vitamina K, responsável pela formação e recomposição dos ossos, evitando a osteoporose. A vitamina K evita problemas neurais e previne a doença de Alzheimer.
A alcachofra tem antioxidantes que protegem nosso organismo dos radicais livres nocivos que podem causar câncer e outras doenças. Ela também tem vitamina A e ácido fólico. Os níveis adequados de ácido fólico durante a gravidez, previne defeitos do tubo neural do bebê.
A alcachofra também contém a vitamina C que fortalece o corpo contra agentes infecciosos. Os minerais existentes na planta regulam os fluídos celulares, equilibra a pressão arterial, controla os batimentos cardíacos, pois neutraliza os efeitos nocivos do sódio. Também ajuda na produção de enzimas antioxidantes e na formação de células vermelhas do sangue.
Por ser uma planta amarga, a alcachofra desintoxica o fígado, ou seja, mastigar algumas folhas de alcachofra após uma noite consumindo bebidas alcoólicas, podem eliminar o efeito ressaca.