Andiroba – Propriedades Medicinais
A Carapa guianensis, conhecida popularmente como andiroba, é uma árvore da família Meliaceae (mesma do cedro, canjerana, mogno e cinamomo). O nome deriva de andi-roba, palavra do tupi-guarani que significa gosto amargo e se refere às sementes desta árvore.
A andiroba é nativa da Amazônia, sendo muito utilizada pelas populações da região Norte do Brasil. O óleo e as gorduras da planta são extraídos e utilizados para a produção de: repelente de insetos, antissépticos, cicatrizantes e anti-inflamatórios.
Popularmente, o óleo da andiroba é utilizado para contusões, inchaços, reumatismos e cicatrizações, esfregando-se sobre o local machucado. Como repelente, há quem passe o óleo sobre a pele e quem queime o bagaço para espantar os insetos. Na indústria cosmética, usa-se o óleo em sabonetes, xampus e cremes. O óleo é usado também como reconstituinte celular da pele, eliminando inflamações e dores superficiais.
Os benefícios da andiroba são reconhecidos oficialmente pelo Ministério da Saúde do Brasil, que definiu a planta como possuidora de propriedades fitoterápicas. Conheça mais sobre as propriedades da andiroba.
Nomes Populares
Assim como a maioria das plantas, sejam medicinais ou não, a andiroba também possui diversos nomes populares. Devido à grande extensão do Brasil, a forma de chamar uma planta pode mudar muito de uma região à outra do país, e até mesmo entre Estados de uma mesma região. Veja abaixo alguns nome populares da andiroba:
- andirava;
- aruba;
- saruba;
- canapé;
- carapa;
- castanha-mineira;
- angirova;
- purga-de-santo-inácio.
Propriedades da Planta
A andiroba possui diversas propriedades medicinais e cosméticas. A planta pode ser utilizada no combate das infecções respiratórias, dermatites e úlceras, além de funcionar como cicatrizante e antitérmico.
A casca e as sementes da andiroba possuem meliacinos, que são compostos muito amargos que têm importante função em nosso organismo. Alguns estudos realizados nos EUA e na Europa mostraram que os meliacinos podem combater a artrite e o cancro uterino. Essas substâncias também têm ação anti-inflamatória e antirreumática. Os meliacinos também agem como inseticida, funcionando como repelente de insetos.
Um pesquisador americano registrou recentemente a patente da utilização da andiroba no tratamento das celulites. Estudos mostraram que os lipídios presentes na andiroba são capazes de inibir enzimas responsáveis pelo acúmulo de gorduras e conversão das nossas células em adipócitos. Por isso, será comum o uso de andiroba em produtos para combater a tão temida celulite.
Modo de Usar
A infusão das folhas e decocção da casca da andiroba podem ser utilizadas no tratamento de diversas doenças como o reumatismo, febre, inflamação e cicatrização de feridas. Basta colocar uma xícara de água no fogo e esperar até que comece a dar bolhinhas no fundo do caneco. Essa é a hora de adicionar as folhas de andiroba para fazer a infusão. Deixe em repouso por 5 minutos, coe e beba. Já para fazer a decocção utilizando a casca, basta colocar as cascas juntamente com a água e deixar que ferva por 5 minutos. O processo é diferente porque a casca é mais dura, exigindo um método mais rigoroso para extrair seus compostos benéficos.
Mas fique atento: muitos estudos comprovam as propriedades medicinais da andiroba, mas seu uso não substitui a consulta com um bom médico. Com doença não se brinca!