Ginseng – Propriedades Medicinais
O Ginseng pertence à família Araliaceae e é uma raiz milenar que possui inúmeras utilidades terapêuticas e medicinais. De origem chinesa, a palavra Ginseng significa “raiz do homem”.
A raiz do ginseng possui forma de forquilha e têm um sabor próximo ao do gengibre. Seu uso é muito comum na medicina chinesa, que acredita na potência da planta para melhorar a qualidade de vida e aumentar a longevidade das pessoas.
Por isso, o uso do Ginseng pode ser feito por pessoas em diferentes idades e estágios da vida. Essa raiz é muito indicada para casos de extremo cansaço e estresse, por possuir uma intensa capacidade de estimular e revitalizar o organismo humano. Além disso, auxilia no emagrecimento, no controle da diabetes e em pacientes com reumatismo.
É importante atentar para o fato de que o uso de Ginseng não é indicado para o caso de pessoas com:
- Pressão alta descontrolada
- Problemas cardíacos
- Quadros de trombose coronária
- Hemorragia
Além disso, é proibido o uso para mulheres grávidas ou em fase de amamentação.
Apesar da existência de muitos tipos de Ginseng, o mais frequentemente utilizado é o de origem chinesa ou coreana, chamado Panax Ginseng. Outra variedade muito comum é o Ginseng americano, de nome científico Panax Quinquefolius, que atua principalmente como calmante, auxiliando no combate à insônia e no tratamento da depressão.
A raiz chinesa é conhecida por regular a pressão e circulação sanguínea, baixar o colesterol e agir como um poderoso antioxidante e anti-inflamatório, protegendo o coração e auxiliando no bom funcionamento do cérebro e no combate ao estresse e cansaço.
Nomes populares do Ginseng
- Cinco folhas
- Panacéia
- Ginseng asiático
- Ginseng coreano
- Ginseng chinês
- Ginseng japonês
- Panax ginseng
Como o Ginseng funciona?
A raiz de Ginseng poupa a utilização do glicogênio, fazendo com que o corpo utilize melhor o oxigênio capturado. Sendo assim, ajuda na retenção e conservação da vitamina C pela glândulas supra-renais.
Ginseng ajuda também a estabilizar os níveis de açúcar no sangue pois aumenta a produção de glóbulos brancos e vermelhos no sangue.
As principais substâncias benéficas presentes no Ginseng são:
- Polissacarídeos
- Ginsenosídeo
- Panaxos
Benefícios e indicações de Ginseng
O Ginseng auxilia na melhoria da saúde e possui efeitos estimulantes e revitalizantes por ser um potente:
- Anti-inflamatório
- Antioxidante
- Afrodisíaco
- Bioestimulante
Nesse sentido, a Ginseng é indicado para diversos problemas de saúde. Tias como:
- Fortalecer o sistema imunológico
- Tratamentos de depressão
- Diminuição do cansaço físico
- Diminuição do cansaço mental
- Redução do estresse
- Prevenção do câncer
- Melhora da saúde cardiovascular
- Regulação da pressão arterial
- Regulação de diabetes
- Estimulação sexual
Como consumir o Ginseng
Essa raiz, o Ginseng, pode ser encontrada no mercado em diversas formas: Cápsulas, Pó, Soluções para chá e Tintura. O Ginseng é frequentemente comercializado em casas de produtos naturais.
Vale lembrar, ainda, que antes de incluir esse item de forma excessiva em sua rotina, é importante consultar um nutricionista ou médico para receber as orientações adequadas quanto à quantidade ideal de Ginseng indicadas para cada caso, a depender das demandas individuais.
Culinária com Ginseng
A raiz de Ginseng pode ser utilizada em receitas de sopas ou chás e a tintura pode ser consumida diretamente ao ser diluída em água.
As cápsulas de Ginseng são também muito comuns e, para adequar seu consumo à dose ideal, é necessário verificar a concentração de cada uma das marcas disponíveis no mercado, uma vez que não há uma regra estabelecida no mercado quanto a isso.
Efeitos colaterais
Quando consumido em doses excessivas ou por tempo prolongado, o Ginseng pode desencadear alguns efeitos colaterais, como:
- Dores de cabeça
- Náuseas
- Insônia
- Ansiedade
- Euforia
- Distúrbios gastrointestinais
- Nervosismo
É por isso que o consumo desse medicamento natural precisa seguir as doses recomendadas e ser feito com o acompanhamento de um especialista, em especial um profissional da nutrição.
Contraindicações
Assim como outros itens, o Ginseng deve ser evitado em alguns casos. Veja a população que deve se manter longe dessa planta:
- Gestantes
- Lactantes
- Pacientes com hipertensão
- Pacientes que sofram de insônia e nervosismo
- Evitar o uso durante a gravidez e em casos de hipertensão
O que achou desse conteúdo? Já conhecia o Ginseng? Deixe um comentário com a sua opinião e compartilhe essa dica com seus amigos.