Mutamba – Propriedades Medicinais
A mutamba (nome científico Guazuma ulmifolia) é uma árvore frondosa, que pode chegar a 30 metros de altura. Ela pode ser encontrada em quase todo o território brasileiro e também em alguns outros países da América do Sul, como México, Cuba, Peru, Argentina, Bolívia e Paraguai. Os frutos, de cor escura, são comestíveis e têm sabor adocicado, mas é na casca que se concentram os principais princípios ativos da mutamba, que não são poucos. Popularmente, ela é bastante conhecida na produção de cosméticos, sobretudo no tratamento de doenças do couro cabeludo, como a queda intensa de cabelo, a caspa e a seborreia, problemas bastante comuns entre homens e mulheres. Conheça mais sobre esta planta medicinal.
Nomes Populares da Mutamba
Como esta árvore pode ser encontrada em uma vasta área, em diversos países e regiões diferentes, a forma com que é chamada pelas pessoas também pode variar. Veja alguns nomes populares da mutamba:
- mutamba-preta
- guaxima-macho
- cabeça-de-negro
- periquiteira
- chico-magro
- envireira
- pau-de-bicho
- camacã
- embireira
- pau-de-motamba
- araticum-bravo
- cabeça-de-negro
- coração-de-negro.
Propriedades Medicinais
Em todos os países onde pode ser encontrada, a mutamba é usada para diferentes fins medicinais. De acordo com a medicina popular, a planta tem propriedades adstringente, depurativa, cicatrizante, antisséptica, sudorífica e desobstruente do fígado. Por isso, seu uso é indicado para o tratamento de:
- Feridas e úlceras;
- Problemas de fígado;
- Dermatoses;
- Bronquite;
- Asma;
- Tosse;
- E outros males do sistema respiratório.
Além disso, a mutamba também é usada no preparo de loções para tratar a queda de cabelo, a caspa e a seborreia. Podemos encontrar esta planta em vários produtos para o cabelo.
Cuidados
É importante salientar que não existem estudos científicos que comprovem todos esses efeitos benéficos. Como dissemos, as propriedades medicinais da mutamba foram atribuídas pela medicina popular ao longo dos séculos. Assim, o consumo da planta deve ser feito com cuidado, mesmo sendo um produto natural.
Se utilizar a planta e perceber alguma reação adversa, suspenda o uso e procure um médico imediatamente.
Como Usar a Mutamba
A mutamba pode ser usada em forma de chá para as diversas utilidades citadas acima. Veja abaixo como preparar este chá medicinal.
Ingredientes
- 1 colher de sopa de mutamba
- 1 xícara de água
Modo de Preparar
Como já foi dito, as propriedades medicinais encontram-se nas cascas desse fruto. Pode-se utilizar as cascas frescas ou secas. Se forem frescas, será necessário 10 gramas para fazer o chá, mas se forem secas, 5 gramas basta.
Coloque as cascas na água fervente e aguarde 10 minutos, fervendo em fogo médio. Depois desligue o fogo e abafe, durante mais 10 minutos. Agora é só coar e beber!