Pata de Vaca – Propriedades Medicinais
A pata de vaca (Bauhinia forticata), é uma árvore brasileira nativa da Mata Atlântica e de outros biomas. Pouco usada em arborização urbana devido a seu tronco espinhoso, é portadora de uma das mais belas flores e folhagem entre as Bauhinias.
A planta é usada tradicionalmente como medicamento, e tem sido objeto de estudos no controle da diabete. Estudos científicos demonstraram que a pata de vaca contém insulina, o que a torna uma alternativa natural interessante para aqueles pacientes que sofrem com diabetes.
Essa árvore, nativa da Mata Atlântica, é pioneira e fundamental na regeneração de matas degradadas. Veja os nomes populares dados a pata de vaca:
- Acumã
- Alomã
- Alum
- Árvore do pinguço
- Castanheiro da Índia
- Mão de vaca
- Pata de boi
- Unha de boi
- Bauínia
- Capa bode
- Casco de burro
- Casco de vaca
- Ceroula de homem
- Miriró
- Mororó
- Pata de veado
- Pé de boi
- Unha de veado
Nesse artigo você conhecerá as propriedades medicinais da pata de vaca, além dos seus benefícios para a saúde, principais indicações e contraindicações e efeitos colaterais mais comuns. Boa leitura!
Pata de Vaca – Propriedades Medicinais
A pata de vaca é uma planta com efeitos e propriedades medicinais conhecidos historicamente pelos povos ribeirinhos e indígenas do Brasil. Essas populações utilizam a pata de vaca como tratamento natural de diversos sintomas e problemas de saúde.
Veja as principais propriedades medicinais da pata de vaca já comprovadas pela ciência:
- Diurética
- Analgésica
- Hipoglicemiante
- Depurativa
- Expectorante
- Purgativa
Pata de Vaca – Benefícios e Indicações
A pata de vaca é uma planta medicinal amplamente utilizada como alternativa natural para uma variada gama de problemas de saúde.
Veja a lista completa dos quadros e problemas clínicos que podem ser tratados com a pata de vaca:
- Anemia
- Problemas renais e urinários
- Concentração de colesterol
- Problemas na vesícula, fígado, baço e estômago
- Diarreia
- Doenças cardiovasculares
- Prisão de ventre
- Hemofilia
- Gota
- Hipertensão arterial
- Cálculo na bexiga
- Obesidade e sobrepreso
- Cálculo nos rins
- Diurese
- Diabetes
A pata de vaca é uma alternativa natural para aqueles que desejam perder peso. Esse efeito é possível devido as propriedades diuréticas e hipoglicemiantes da planta.
Entretanto, o uso da pata de vaca para emagrecimento deve ser acompanhada de perto por um nutricionista, uma vez que a planta possui alguns efeitos colaterais e seu uso deve ser realizado com cautela.
Para garantir o efeito de emagrecimento desejado, a pata de vaca deve ser consumida em paralelo com uma reeducação alimentar e prática de atividades físicas regulares.
Pata de vaca e Diabetes
A diabetes está entre as doenças mais comumente associadas ao uso medicinal da pata de vaca.
Diversos estudos já comprovaram as propriedades da pata de vaca para efeitos significativos no tratamento e controle da diabetes, em especial a diabetes mellitus tipo II.
A pata de vaca possui efeito de redução dos níveis de açúcar do sangue e ampliação da interação entre a insulina e as células. Esse efeito evita que a glicose circule por tempo demais no sangue.
Pata de vaca – Como consumir adequadamente?
A pata de vaca é uma planta medicinal que pode ser utilizada de diversas formas. Os benefícios dessa planta podem ser adquiridos através do uso de suas folhas, flores, casca e caule.
Veja como fazer da pata de vaca:
- Casca do tronco e ramos: A decocção da casca e ramos da pata de vaca tem ação expectorante
- Flores: A infusão das flores da pata de vaca tem propriedades purgativas
- Folhas: O chá com folhas de pata de vaca tem ação diurética e hipoglicemiante
- Raiz: A raiz da pata de vaca deve ser usada com muita cautela, pois seu consumo em excesso pode ser venenoso. Quando utilizado adequadamente, as raízes da pata de vaca possuem potente função vermífuga
Onde encontro a Pata de Vaca?
A pata de vaca pode ser encontrada in natura na natureza ou pode ser adquirida em lojas de produtos naturais ou em farmácias de manipulação.
Pata de Vaca – Contraindicações
Veja quem deve ficar longe da pata de vaca:
- Gestantes
- Lactantes
- Crianças com 2 anos ou menos
- Pacientes que estão enfrentando crises de excesso de glicose no sangue
- Pacientes com distúrbio na coagulação sanguínea
- Pacientes com tendência à diarreia
Pata de Vaca – Efeitos colaterais
Apesar do inúmeros benefícios para a saúde e lista interessante de propriedades medicinais, a pata de vaca é uma planta que deve ser utilizada com cautela e sob orientação profissional. Isso porque seu consumo inadequado pode gerar sérios efeitos colaterais.
Veja aqui a lista completa dos efeitos adversos que podem ser enfrentados por aqueles que fazem uso da pata de vaca de forma indiscriminada:
- Crises de diarreia pastosa
- Ampliação do número de evacuações, em especial entre aqueles que têm tendência à diarreia
- Interferência no efeito de alguns medicamentos, em especial antidiabéticos
- Irritação gástrica
Para evitar a interferência ou desregulação do medicamento, pacientes que fazem uso de antidiabéticos devem consumir a pata de vaca apenas sob orientação do médico endocrinologista.
Pacientes com distúrbios da coagulação sanguínea que desejem consumir a pata de vaca devem ser regularmente acompanhados por especialista para monitoramento dos efeitos a curto, médio e longo prazo.
Gostou do conteúdo? Deixe um comentário e divulgue essa dica com seus amigos e familiares!