Pimenta Dedo de Moça – Propriedades Medicinais
A Pimenta Dedo de Moça – conhecida pelo nome científico de Capsicum baccatum – é uma planta da família das Solanaceae, sendo usada no mundo todo em receitas picantes e como complemento medicinal.
Sendo uma planta extremamente comum em território nacional e nas Américas, a Pimenta Dedo de Moça também é conhecida como: Chifre de Veado, Pimenta Calabresa, Pimenta Cumari e Cambuci.
Nesse artigo você conhecerá mais sobre a Pimenta Dedo de Moça, seus benefícios para a saúde, propriedades medicinais e possíveis efeitos colaterais. Boa leitura!
Pimenta Dedo de Moça
De sabor mais leve do que a Pimenta Malagueta e mais intenso que a Jalapeno, a Pimenta Dedo de Moça remonta suas origens até o Peru. De lá, a Pimenta Dedo de Moça foi espalhada pelo mundo após o Descobrimento da América.
Sendo a Pimenta mais consumida em território nacional, a Pimenta Dedo de Moça é utilizada para a produção da Calabresa, muito conhecida pela sua utilização em pizzas e linguiças.
Alcançando alturas de 0.3 a 1.8 metros de altura, a Pimenta Dedo de Moça possui um sabor forte e único. Seu aroma emana das folhas e frutos, podendo ser sentido à mais leve aproximação.
Pimenta Dedo de Moça – Propriedades Medicinais
Conhecida pelo seu sabor picante, a Pimenta Dedo de Moça é também extremamente saudável. Isso porque ela é uma das plantas com o maior nível de Vitamina A, além de conter altos índices de Vitamina B e C. Elas possuem também quantidade significante de magnésio, ferro e aminoácidos.
Devido ao seu teor picante, a Pimenta Dedo de Moça acelera o metabolismo, fazendo com que as calorias sejam queimadas em um ritmo mais veloz. Estudos indicam que apenas 6 gramas de pimenta são capazes de queimar até 45 calorias.
Para além de suas capacidades de emagrecimento saudável, a Pimenta Dedo de Moça ainda possui como propriedades medicinais:
- Anticancerígena
- Afrodisíaca
- Analgésica
- Anti-inflamatória
- Antioxidante
- Energética
Importante lembrar, entretanto, que nem todos os elementos da Pimenta Dedo de Moça podem ser consumidos: Apenas suas frutas são indicadas para o consumo de forma segura.
Pimenta Dedo de Moça – Principais indicações e Benefícios
Devido às suas propriedades medicinais, a Pimenta Dedo de Moça é recomendada para casos de:
- Dores de cabeça
- Estômago e intestino desregulados
- Alterações da coagulação sanguínea
- Arteriosclerose
- Colesterol elevado
- Inflamações
- Depressão
- Fraqueza
- Escorbuto
Pimenta Dedo de Moça – Como consumir corretamente?
De sabor forte e característico, o consumo da Pimenta Dedo de Moça é extremamente popular em seu estado natural ou na produção de temperos, utilizada em pratos como:
- Pizzas
- Conservas
- Molhos
- Saladas
- Carnes
- Assados
- Salgados
- Doces
- Licores
Pimenta Dedo de Moça – Contraindicações e Efeitos colaterais
O consumo de Pimenta Dedo de Moça não é indicado para algumas parcelas específicas da população, tais como:
- Mulheres grávidas
- Lactantes
- Crianças
- Indivíduos com problemas cardíacos
Apesar de ser uma alternativa natural, o consumo da Pimenta Dedo de Moça é caracterizado como um tratamento, assim como qualquer outro. Por esse motivo, o consumo em excesso da planta pode ser tóxico, acarretando em alguns efeitos colaterais, entre eles:
- Irritação estomacal
- Vômitos
- Enjôos
- Hipertensão
- Sudorese
Por isso, como em todo caso de tratamento com plantas medicinais, é de fundamental importância consultar um médico para que o diagnóstico e tratamento adequados sejam postos em prática.
O que achou deste conteúdo? Nos conte a sua opinião através dos comentários e divulgue com seus amigos e familiares todos os benefícios, possibilidades e perigos da Pimenta Dedo de Moça!