Pimentão – Propriedades Medicinais
O Pimentão – conhecido pelo nome científicos Capsicum annuum L. – é uma planta da família das Solanaceae de origem latinoamericana. De sabor inigualável e intenso, o Pimentão desperta extremos de amor ou de ódio a quem consome.
Sendo uma planta bastante popular no Brasil, o Pimentão também é conhecido como: Pimenta Hispanicum, Páprica Doce, Pimenta dos Jardins, Pimenta da Guiné, Pimenta da Índia e Peperone (Itália). Nesse artigo você conhecerá mais sobre o Pimentão, seus benefícios para a saúde, propriedades medicinais e possíveis efeitos colaterais. Boa leitura!
Dentro de sua família, o Pimentão é a planta que apresenta a maior variação de cores. Suas colorações mais comuns são o verde, vermelho e amarelo. Entretanto é possível encontrá-lo em tonalidade roxa, creme, azulada, preta e alaranjada.
Em solo brasileiro, o Pimentão mais comum é o verde, rico em vitamina E. Logo em seguida vem o vermelho, rico em vitamina A e antioxidantes. Por último, temos o pimentão Amarelo, rico em vitamina C.
Devido à sua beleza peculiar, algumas regiões vão além do uso culinário do Pimentão, utilizando-o como uma planta ornamental. O que poucos sabem sobre as cores do pimentão é o fato de que elas não simbolizam espécies diferentes. As cores verde, amarelo e vermelho nada mais são do que fases da mesma planta. Ou seja, o Pimentão nasce vermelho, torna-se amarelado com o tempo e, por fim, passa a ter a coloração vermelha. Curioso, não?
Mas se os vários tipos de pimentão são a mesma planta, por que há diferença de preço entre eles? Simples: Os pimentões amarelos e vermelhos demoram mais para serem colhidos, precisando de mais nutrientes e cuidados para amadurecer.
Muito utilizado na culinária mundial em sua forma natural, o Pimentão também dá origem a condimentos como a Páprica. Esta, por sua vez, é utilizada tanto em pratos quanto salgados, dando um sabor picante à receita.
Pimentão – Propriedades Medicinais
Muito conhecido por seu sabor e propriedades culinárias, as propriedades medicinais do Pimentão são muitas vezes deixadas de lado. Esta planta, que passa muitas vezes despercebida pela medicina, traz grandes propriedades de cura. Entre elas:
- É Antiflogístico
- Rubefaciente
- Resolutivo
- Anti-hemorroidal
- Digestivo
- Antiinflamatório
- Estimulante estomacal
- Estimula a circulação sanguínea
- Rico em vitamina C
Pimentão – Principais indicações e Benefícios
Devido às suas propriedades medicinais, o Pimentão é indicado para o tratamento de uma série de problemas de saúde, entre eles:
- Casos de coágulos sanguíneos
- Disenterias
- Problemas digestivos
- Incontinência urinária
- Enjôo do mar
Sua tintura pode ser usada ainda em casos de:
- Otite média
- Faringite
- Nevralgias
- Reumatismo
- Diátese úrica
Como consumir corretamente?
O Pimentão é uma especiaria deliciosa, mas é importante estar atento a alguns cuidados para o seu consumo:
A única parte recomendada para o consumo humano seguro são os seus frutos. Sendo uma planta bastante picante, é interessante evitar-se também o consumo de grandes quantidades de uma só vez. Excessos com a planta podem ocasionar desde sensações intensas de queimação até problemas mais sérios.
Contraindicações e Efeitos colaterais
O consumo de Pimentão não é indicado para algumas parcelas da população, tais como:
- Mulheres grávidas
- Lactantes
- Bebês e crianças de colo
- Indivíduos com problemas de pressão alta, úlceras ou estômagos sensíveis.
Apesar de ser uma alternativa natural, o consumo do Pimentão é caracterizado como um tratamento, assim como qualquer outro. Por esse motivo, o consumo excessivo ou desenfreado da planta pode acarretar em alguns efeitos colaterais desagradáveis, tais como:
- Irritação estomacal
- Vômitos
- Enjôos
- Elevação da pressão arterial
- Taquicardias
Por isso, é de fundamental importância consultar um médico para que o diagnóstico e tratamento sejam confirmados. Apresentamos muitas opções relevantes, mas os médicos seguem sendo a melhor fonte de informação para a sua saúde.
O que achou deste conteúdo? Deixe sua opinião através dos comentários e divulgue com seus amigos e familiares todos os benefícios e possibilidades do Pimentão!