Urtiga – Propriedades Medicinais
A urtiga (Urtica dioica) é mais conhecida pela irritação que causa em contato com a pele que por suas propriedades medicinais. No passado, as fibras da planta foram usadas na fabricação de tecidos pela indústria têxtil. Hoje em dia, seu uso é mais comum na alimentação e no preparo de medicamentos caseiros.

Folhas de Urtiga
Nomes Populares:
- urtica
- ortiga
Propriedades:
Por conter vitaminas vitaminas do complexo B, A, C e E, bem como minerais como o ferro, o silício, o magnésio, o cobre e o zinco, a urtiga tem um papel importante na nutrição e recuperação do organismo. Ela atua como um anti-inflamatório natural e, por isso, pode ser usada no tratamento de doenças e também para combater a acne. A planta também é indicada para tratar outros problemas:
- hemorragias
- anemias
- ácido úrico
- asma
- brônquicos
- ciática
- circulação
- depuração do sangue
- diabetes
- diarréias
- próstata
- úlcera
- reumatismo gotoso
Precauções
O processo de cozimento ou infusão elimina as toxinas da urtiga. No entanto, é importante que você tome cuidado ao manipular as folhas frescas. O consumo da planta em excesso pode causar irritação e o uso, em alguns casos de problema de saúde não é indicado. Para saber mais, aconselhamos que você converse diretamente com o médico antes de qualquer tratamento alternativo.