Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Qual a Melhor Receita Natural Para Acabar Com a Foliculite?

Você já ouviu falar em foliculite? Esse problema é bastante comum, mas nem sempre as pessoas sabem do que se trata. O pelo que vemos na superfície da pele tem sua raiz interna. A parte mais profunda do pelo, onde ele nasce, é chamada de folículo piloso. Quando uma bactéria chamada Pseudomonas Aeruginosa atinge os folículos, ocorre a foliculite.

Assim, podemos dizer que a foliculite é uma infecção dos folículos pilosos. Qualquer pessoa pode ter a doença ao entrar em contato com a bactéria causadora. O local mais comum para o aparecimento da infecção é a virilha, mas ela também pode aparecer em qualquer local que tenha pelos. A foliculite se assemelha a uma espinha, porém nas regiões com pelos. Forma-se uma pequena região avermelhada, com um ponto de pus no centro. As pessoas com foliculite no rosto (acontece muito com homens que fazem a barba com frequência) costuma confundir a infecção com acnes.

As causas mais recorrentes são os depiladores e lâminas usados várias vezes, que podem ser contaminados com bactéria Pseudomonas AeruginosaO uso de banheiras e hidromassagens que não foram devidamente limpas também podem levar à contaminação bacteriana dos folículos. A receita caseira que ensinamos abaixo pode ser usada para controlar a inflamação. Veja também as dicas naturais que ajudam a combater a foliculite. Se o problema for recorrente, o melhor é procurar um dermatologista que possa tratar adequadamente a doença.

Receita

Ingredientes:

  • 4 aspirinas
  • 2 colheres (sopa) de água morna
  • 1 colher (sopa) de mel puro

Modo de Preparo: Primeiramente, coloque as aspirinas em uma tigela. Depois acrescente a água morna e aperte os comprimidos com uma colher para que eles se dissolvam. Misture bem até não ter mais pó visível na água. Então junte o mel e misture mais um pouco.

Para usar a receita caseira, primeira limpe região atingida pela foliculite. Isso pode ser feito com algodão embebido em álcool, sabão e água, etc.  Aplique a mistura, espalhando bem e deixe agir por cerca de 20 minutos. Enxágue com água morna e repita o procedimento 2 vezes por semana.

Entenda como tratar a foliculite.

Saiba como tratar Foliculite utilizando uma pasta preparada com aspirina.

Tratamento da Foliculite

A foliculite, como mencionado, é uma inflamação nos bulbos nos quais crescem os pelos. Comumente, a foliculite é recorrente nas pessoas que possuem acne, mas podem ocorrer também em outras que nunca tiveram problema com tais infecções. Geralmente, a foliculite é causada por uma infecção bacteriana da bactéria Pseudomonas Aeruginosa  ou fúngica, mas também pode ser causada por vírus ou por uma inflamação de pelos encravados.

A aparência de uma foliculite é semelhante a de uma espinha, mas ela também pode, além de ter a ponta branca, coçar e doer. De forma geral, a foliculite se cura sozinha, mas ela pode ocasionar lesões, cicatrizes e até mesmo a perda de pêlo permanente na área. Por isto, a receita citada acima pode ser utilizada para evitar tais situações e para promover a cura mais rápida da foliculite.

Ainda, o uso regular de alho é excelente para acabar com a foliculite por causa do efeito antibiótico do alimento. Também, pode-se realizar uma pasta de alho e aplicá-la em cima do local no qual a foliculite está ocorrendo para promover uma cura mais rápida. Você também consumir cápsulas de alho comercializadas em farmácias e lojas de produtos naturais.

Ochá feito com a equinácea também é indicado para tratar a foliculite, assim como a infusão feita com  a planta amor-dos-homens. Use sabonetes com ação bactericida quando perceber que os sinais de inflamação nos pelos apareceram.

Outra dica muito importante é evitar utilizar o mesmo gilete durante muito tempo, visto que a lâmina pode proporcionar a inflamação dos pêlos. Também, sempre guarde as lâminas em locais arejados e limpos, preferencialmente com uma tampa.