Quais os sintomas da Prisão de Ventre? Receita de Suco bom para Constipação
É difícil encontrar alguém que nunca tenha sofrido com problemas de prisão de ventre. Esta dor aguda que nos atinge ainda nos primeiros dias de vida, acontece quando os movimentos do intestino tornam-se difíceis ou menos frequentes do que o necessário.
Entre as principais causas da prisão de ventre, podemos citar: sedentarismo, depressão, flora intestinal escassa, transtornos alimentares, ingestão insuficiente de água, stress, consumo de álcool e medicamentos em excesso, uso excessivo de laxantes, flora intestinal escassa e alimentação pobre em fibras.
Durante a gravidez, o problema surge, geralmente, por questões hormonais e até mesmo pela própria alteração do corpo que comprime o intestino. Por ocasião de viagens, algumas pessoas também apresentam os sintomas, por questões psicológicas.
Nos casos esporádicos, receitas caseiras podem auxiliar no combate à prisão de ventre, lembrando sempre que nenhum tratamento substitui a medicina tradicional. A medicina popular apresenta várias fórmulas para amenizar ou aliviar os sintomas da constipação, mas se o problema persistir é imprescindível buscar a orientação de um médico.
Esta é uma receita de suco de abacaxi muito útil para resolver problemas de constipação e intestino preso.
Você vai precisar de
- 2 fatias grossas de abacaxi
- 1/2 litro de água
- Açúcar a gosto
- Bastante gelo
Modo de fazer o suco: Descasque o abacaxi, tomando o cuidado de não deixar nódulos. O próximo passo para preparar o suco é bater o abacaxi no liquidificador e, em seguida, coá-lo. Feito isso, acrescente o açúcar e o gelo (caso prefira, utilize água gelada) e bata novamente.
Se preferir, substitua o açúcar por mel de abelhas ou açúcar mascavo. Esta receita rende dois copos de suco.
Como tomar: Tome um copo de suco uma hora antes do almoço e uma hora antes do jantar.
Diferença entre Prisão de Ventre e Constipação Crônica
Acima falamos dos sintomas da prisão de ventre, mas e quando ela é um caso mais complicado? Já a constipação crônica, tem causas, geralmente ocasionadas por doenças associadas, como por exemplo:
- Bloqueios no cólon do reto, que podem ser causados por fissura anal, câncer de cólon, obstrução intestinal, tumores na região abdominal que pressionam o cólon, retocele e câncer retal.
- Problemas musculares, que prejudicam a coordenação, o relaxamento e a contração correta dos músculos pélvicos, por vezes enfraquecidos.
- Problemas neurológicos que podem prejudicar o funcionamento do intestino, como a neuropatia autonômica, mal de Parkinson, lesão medular, AVC e esclerolse múltipla.
- Problemas hormonais, como diabetes e hipotiroidismo.
Embora a prisão de ventre ocorra em todas as idades e condições, esporadicamente, existem alguns fatores de risco que devem ser considerados:
O sexo e a idade influenciam bastante. Mulheres e pessoas com mais de 40 anos tem mais propensão à constipação, assim como aqueles os sedentários e que não cultivam hábitos alimentares saudáveis.
Principais sintomas da prisão de ventre ou constipação
Primeiramente é preciso diferenciar a constipação de episódios esporádicos de prisão de ventre. Somente considera-se constipação, quando o indivíduo apresenta os sintomas por mais de três meses consecutivos.
- As fezes são mais enrijecidas do que o normal;
- evacuação incompleta;
- menos de duas evacuações por semana
- Fezes duras mais do que o normal
- Evacuação incompleta
- Duas ou menos evacuações por semana;
- necessidade de esforço excessivo para evacuar
- vômitos;
- dor e inchaço abdominal.