Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Como Fazer um Xarope Para Bronquite?

A bronquite é uma inflamação dos brônquios, uma espécie de canal que leva o ar até os alvéolos pulmonares. O problema acontece quando o muco presente nas vias respiratórias não é eliminado de forma adequado. Isso faz com que os brônquios permaneçam inflamados. A causa da inflamação geralmente é viral ou bacteriana, mas também pode ocorrer devido a fatores externos, como poluição, produtos químicos e poeira.

Existem dois tipos diferentes de bronquite, a aguda e a crônica. A bronquite aguda geralmente é causada por vírus e tem episódios de curta duração. Já na bronquite crônica, os sintomas permanecem por até três meses e são piores na parte da manhã. O xarope que ensinamos abaixo ajuda a tratar os sintomas da bronquite aguda. Ele é preparo com mel, abacaxi, beterrabas e bananeira, ingredientes benéficos. Confira.

Xarope para bronquite

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de mel
  • 1 abacaxi
  • 3 beterrabas
  • 1 coração de bananeira
  • 4 colheres (sopa) de açúcar mascavo

Modo de Preparo: Primeiro, descasque o abacaxi e corte-o em rodelas. Depois, descasque a beterraba e pique-a em cubos, corte o coração de bananeira e coloque o mel em uma vasilha funda (onde caiba uma peneira grande). Após isto, encaixe uma peneira sobre a vasilha e disponha o abacaxi, a beterraba o umbigo de banana na peneira.

Cubra com o açúcar mascavo e deixe escorre por 12 horas, misture o caldo que ficou no recipiente, leve o xarope ao fogo por 20 minutos e espere esfriar. Após a mistura esfriar, guarde-a um pote de vidro limpo. Em casos de crise de bronquite, tome 1 colher (sopa) do xarope a cada 8 horas enquanto durarem os sintomas.

Umbigo de Banana

Umbigo de Banana: um dos ingredientes do xarope

Benefícios e mais sobre a bronquite

Falamos de bronquite aguda e crônica, mas muita gente pode estar se perguntando sobre a bronquite asmática. Por isso é importante descrever a diferença entre bronquite e asma. A bronquite asmática, ou asma brônquica não é a mesma coisa que bronquite (aguda ou crônica) elas podem ser tratadas apenas como asma.

A bronquite aguda é a inflamação dos brônquios, enquanto a asma é a inflamação dos bronquíolos. A asma é decorrente de um elemento que causa uma alergia como poeira, pólen; enquanto a bronquite é decorrência de um vírus como o da gripe. Já a bronquite crônica atinge normalmente fumantes.

Na asma a pessoa tem tosse seca, enquanto que na bronquite, a tosse vem acompanhada de catarro na maioria das vezes. O tratamento com bombinhas (broncodilatadores) funcionam no caso de asma, já na bronquite crônica não faz efeito.

A asma, em tese, é menos grave que a bronquite crônica, muito embora o paciente em crise pode ficar com dificuldades sérias para respirar. Mas normalmente a asma é uma doença que não causa lesões nos pulmões como é o caso da bronquite crônica, que em casos graves em estágios avançados fica totalmente dependente do oxigênio (máscara e balão) aos mínimos esforços.

Já a bronquite aguda pode acontecer uma vez apenas e nunca mais o paciente volta a ter. O paciente apresenta os sintomas de chiado no peito e dificuldade em respirar. Já a asma o sibilo é na expiração. A dificuldade em respirar associada à febre é característico da pneumonia. Em todos os casos é importante uma avaliação médica.

A beterraba possui  vitaminas A, K e C, magnésio e cobre. E, por conter muita vitamina C, a beterraba também aumenta o sistema imunológico, beneficiando em casos de problemas respiratórios. Já o coração de bananeira, também conhecido como umbigo ou flor de bananeira, possui flavonóides, antioxidantes e ácidos que combatem e neutralizam os radicais livres. Ainda, o abacaxi não é benéfico apenas para a bronquite, mas combate muitos outros problemas respiratórios.