Soro Caseiro Para Desidratação
A desidratação é um problema de saúde potencialmente grave que, em casos extremos, pode até levar à morte.
Ela é caracterizada pela perda de líquidos e sais minerais pelo organismo, causando sintomas como boca seca, dor de cabeça, tontura, sonolência e fraqueza. Nos bebês, também é comum que a moleira se afunde quando há desidratação.
Solução Para Desidratação
Para combater a desidratação, é necessário repor a água e os sais minerais perdidos pelo organismo. Em casos mais simples, beber água e outros líquidos em quantidade adequada é o suficiente. Porém, quando o corpo já está mais desidratado, essa reposição precisa ser feita de modo rápido e eficaz.
A água de coco é um bom modo de ingerir líquidos e sais minerais ao mesmo tempo, sendo por isso chamada de soro caseiro natural. No entanto, a melhor maneira de reidratar o organismo é por meio do soro oferecido nos postos de saúde e hospitais.
O preparo caseiro do soro – utilizando-se 3,5 gramas de sal, 20 gramas de açúcar e 1 litro de água, fervida, filtrada ou mineral -, só deve ser feito quando não for possível adquirir o preparo pronto.
O Risco do Soro Caseiro
Antigamente era comum ser distribuído à população aquela colher medidora de sal e açúcar. Quem não se lembra daquela colherzinha azul para medir de um lado o sal (parte menor) e o açúcar do lado maior? Hoje em dia é até difícil encontrar uma colher daquela.
Mas o soro caseiro deixou de ser recomendado pelos médicos e especialistas porque nem sempre as pessoas seguem as recomendações de quantidade de sal e açúcar. Essa variação na receita pode trazer efeitos indesejados, principalmente nas crianças.
O preparo com mais sal que o recomendado e pouco açúcar, por exemplo, pode agravar a desidratação.
Onde Conseguir Soro Gratuitamente
Como é difícil medir a quantidade certa desses ingredientes, o ideal é sempre usar o soro distribuído pelo sistema de saúde. Ele também pode ser adquirido em farmácias e drogarias.
Mas se você já foi a uma farmácia comprar soro, deve ter se assustado com o preço do produto. O soro Rehidrat com 4 envelopes, por exemplo, sai por até 17 reais. Tem quem diga que ele é melhor e que reidrata mais rápido. Mas a composição é a mesma dos demais, Cloreto de potássio 0,3730 g, citrato de sódio diidratado 0,4902 g, cloreto de sódio 0,4385, glicose 6,0354 g.
A questão de ser com sabor ou sem sabor (natural) também não interfere, é que muita gente não gosta do gosto do soro (gosto de lágrimas) e prefere que ele seja saborizado (abacaxi, laranja…)
Portanto, se você não quiser gastar com o soro nem correr o risco de não fazer o preparo caseiro da forma adequada, vá até um centro de saúde (Unidade Básica de Saúde – UBS) e solicite envelopes de soro. Em alguns lugares, os postos de saúde chegaram a ter falta do soro, o que é um absurdo.
Não precisa passar por consulta, e mesmo que você tenha plano de saúde é direito de todos receber este tipo de medicação do Sistema Único de Saúde – SUS.
Mesmo com o uso dos envelopes, fique atento à quantidade de água para diluir o preparo. Em alguns casos é para ser preparado em um litro de água, e em outros em apenas 250 ml de água (um copo americano).
Soro para Casos de Dengue e Zika
Com o surto de Dengue, Zika e Chikungunya é comum ouvirmos que o tratamento é hidratação oral, e repouso. E é isso mesmo, é muito importante que as vítimas dessas doenças bebam bastante líquido, principalmente água e o soro de reidratação oral.
Mas é muito importante ir ao Centro de Saúde para atendimento, diagnóstico através da sorologia e a notificação ao Ministério da Saúde.
Dicas Importantes:
- Nos bebês menores que 6 meses, a reidratação deve ser feita com o leite materno, exceto quando houver recomendação médica;
- Em dias muito quentes, beba sempre muito líquido e evite roupas pesadas ou quentes demais;
- Se estiver gripado ou com diarreia, tome água, sucos e chás para repor os líquidos perdidos;
- Se aparecerem os sintomas da desidratação, procure um médico.