Benefícios do Boldo
Nossas avós já sabiam e sempre falavam: o chá de boldo é um remédio caseiro eficiente para tratar diversos males. Por isso, é muito comum encontrarmos esta planta nos quintais, seja em áreas rurais ou urbanas. Ela ocupa pouco espaço e é bem fácil de cultivar.
A planta, conhecida cientificamente como Plectranthus barbatus, possui diversas propriedades medicinais, principalmente no que diz respeito ao bom funcionamento do sistema digestivo. O chá é a forma mais comum de utilização medicinal do boldo, mas também é possível usar o extrato das folhas diluído em álcool para uso externo. Algumas pessoas também usam o sumo das folhas diluído em água para curar a ressaca. Além de melhorar os incômodos estomacais, ele alivia as dores de cabeça causadas pelo excesso de bebida alcoólica.
O gosto amargo da planta estimula o apetite. Além disso, o boldo atua no sistema nervoso central e, por isso, tem efeito calmante. Pesquisas recentes ainda mostram que o boldo pode auxiliar no processo de emagrecimento, pois funciona como diurético e ameniza a ansiedade. Acesse o link para saber mais detalhes sobre esse assunto.
Propriedades Medicinais
O boldo pode ser utilizado em várias enfermidades, como:
- Má digestão;
- Azia;
- Cólicas;
- Ressaca;
- Gastrite;
- Falta de apetite;
- Gases;
- Insônia;
- Ansiedade;
- Problemas de fígado.
Como Usar
Como já foi dito, a forma mais comum de se usar as folhas de bolo é preparando um chá. Ele não é saboroso, pois o boldo tem um sabor bastante amargo, mas vale a pena utilizar a bebida, devido os benefícios que pode trazer para a saúde. O preparo do chá de boldo é muito simples. Você vai precisar de:
- 1 colher (de sobremesa) de folhas de boldo picadas
- 1 xícara (de chá) de água
Basta ferver a água e despejar sobre as folhas de boldo. Mantenha a mistura em um recipiente fechado por 10 minutos, coe e tome em seguida. A dica é tomar até 3 xícaras do chá por dia e não exceder essa quantidade. O ideal é tomar o chá assim que for preparado, para que não se perca as suas propriedades. Também não é recomendado que se adoce o chá, pois o açúcar pode retirar algumas das características principais da planta. Além disso, o consumo de açúcar em excesso deve ser sempre evitado, especialmente por pessoas que tenham diabetes ou problemas com a glicose alta.
Contraindicações
Apesar dos benefícios do boldo, existem alguns cuidados a serem tomados antes de se consumir esta planta. Aliás, é sempre importante lembrar que as ervas medicinais devem ser utilizadas com cautela, mesmo sendo naturais. O boldo não é indicado para grávidas e lactantes. Pessoas com hepatite também devem evitar o consumo da planta.
É também muito importante que não se exceda a quantidade recomendada acima.
Se depois de utilizar o chá os sintomas persistirem, procure um médico para uma melhor avaliação do seu problema.