Benefícios dos Fitoterápicos
O programa Bem Estar, exibido na rede Globo pela manhã, de segunda a sexta, está sempre trazendo assuntos bastante relevantes quando se trata da saúde. A um tempo atrás o programa falou sobre os benefícios dos fitoterápicos, ou seja, medicamentos feitos a partir de plantas. Os cientistas têm se dedicado cada vez mais ao estudos de ervas medicinais, chegando a resultados bastante positivos. Hoje em dia, vários médicos já receitam os fitoterápicos como tratamento para diferentes doenças, mas vale sempre lembrar que esses “remédios naturais” podem ter efeitos colaterais tão sérios quanto os de outros medicamentos. Por isso só devem ser tomados por indicação médica, nunca faça automedicação, mesmo que seja com fitoterápicos.
As Plantas Medicinais
No decorrer do programa, foram mencionados vários fitoterápicos que podem ser usados com propriedades medicinais. Veja alguns exemplos:
- tosse (guaco)
- colesterol alto (alcachofra)
- queimaduras (babosa)
- ansiedade e insônia (valeriana)
- TPM (prímula)
- menopausa (isoflavona de soja)
- artrite e inflamações (unha-de-gato)
- dor lombar (garra-do-diabo e salgueiro)
- gases (espinheira-santa)
- prisão de ventre (cáscara sagrada e plantago)
- depressão (erva-de-são-joão)
Cuidados com os Chás
Alex Botsaris, presidente da Associação Brasileira de Fitoterapia, lembrou que os chás devem ser consumidos com cautela. O comprador também deve tomar cuidado com a qualidade da erva a ser adquirida, pois muitas folhas são semelhantes a outras, causando confusão. Alguns locais duvidosos também costumam vender folhas mais fáceis de serem encontradas, no lugar de folhas mais difíceis. É preciso ficar atento e sempre procurar um local de confiança para comprar as ervas.
O preparo do chá também deve ser feito com cuidado. O ideal é seguir atentamente a receita, pois cada erva tem uma forma de ser usada.
Ele falou ainda das folhas de graviola, já que circula na internet um e-mail afirmando que o chá pode curar o câncer. Como já informamos aqui no Receita Natural, não existe qualquer estudo que comprove o efeito da planta. Ela é cheia de propriedades benéficas para a saúde, mas até agora nenhum estudo confirmou que esta planta é realmente capaz de curar o câncer.
Fitoterápicos para Emagrecer
Hoje em dia a maioria das pessoas deseja emagrecer, e nem sempre estão dispostas a fazerem atividades físicas e regular a alimentação. Por isso, estão sempre em busca de milagres que ajudem no emagrecimento. Infelizmente, não existem plantas milagrosas que promovam o emagrecimento sem nenhum tipo de esforço. É preciso seguir uma alimentação balanceada e fazer exercícios físicos. Os chás somente ajudam no processo.
A farmacêutica Caroly Cardoso falou sobre o uso dos fitoterápicos por quem quer emagrecer. Segundo ela, falta comprovação científica para vários desses medicamentos, e, por isso, é sempre importante consultar um especialista antes de tomar qualquer tipo de remédio. A especialista também destacou que os fitoterápicos podem interferir no efeito de outros medicamentos, como é o caso da erva de são joão, que prejudica o funcionamento dos anticoagulantes. Na dúvida, converse com um médico ou farmacêutico para evitar possíveis problemas.
Para ver tudo o que foi exibido no Bem Estar de hoje, acesse:
http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/08/medicos-destacam-os-beneficios-dos-fitoterapicos-para-problemas-de-saude.html