Cereja – Propriedades Medicinais
Com a chegada do natal, optamos por escrever alguns artigos sobre produtos natalinos que fazem bem à saúde. O assunto de hoje é a cereja, que tem vários nutrientes e contribui para o bom funcionamento do organismo.
As cerejas são frutos pequenos e arredondados que podem apresentar várias cores, sendo o vermelho a mais comum entre as variedades comestíveis. A cereja-doce, de polpa macia e suculenta, é servida ao natural, como sobremesa. A cereja-ácida ou ginja, de polpa bem mais firme, é usada na fabricação de conservas, compotas e licores.
Essas frutinhas contêm proteínas, cálcio, ferro e vitaminas A, B, e C. Quando consumidas in natura, têm propriedades refrescantes, diuréticas e laxativas. Como a cereja é muito rica em tanino, o excesso pode provocar problemas estomacais, não sendo aconselhável consumir mais de 200 ou 300 gramas da fruta por dia.
(Fonte: Wikipedia)
Propriedades
Os nutrientes contidos na cereja são os grandes responsáveis pelos seus benefícios. Além disso, a fruta é rica em antioxidantes e flavonoides, que auxiliam na prevenção de doenças. Veja a lista de propriedades:
- é anti-inflamatória;
- melhora a saúde vascular;
- previne alguns tipos de câncer;
- combate o envelhecimento celular;
- deixa a pele mais firme;
- estimula o trânsito intestinal;
- aumenta a sensação de saciedade;
- ajuda no controle da glicose;
- auxilia no tratamento da insônia;
- regula a pressão arterial.
Como Consumir
Nas festas de fim de ano, muita gente gosta de usar as cerejas em calda no preparo dos pratos. Porém, o ideal é consumir a fruta ao natural, com pouco açúcar e vários benefícios. Os nutricionistas recomendam uma porção de 50g de cereja diariamente, ou seja, cerca de 10 frutas.