Chá Contra a Azia
A pirose ou azia é a sensação de queimação no estômago. Inclusive, o nome pirose vem do grego “pýrosis”, que significa queimar. O ardor geralmente começa na “boca do estômago” e se propaga até a faringe, causando forte ardor, ânsia de vômito e aumento na salivação. Ele pode ser sintoma de vários problemas relacionados ao aparelho digestivo, como o refluxo gastroesofágico, ou indicativo de irritações e inflamações no esôfago.
A queimação é causada pelo ácido gástrico. Ele serve para facilitar a digestão dos alimentos. Porém, fora do ambiente estomacal, a substância ácida irrita as paredes sensíveis do aparelho digestivo, dando origem à sensação incômoda. A má alimentação geralmente é o principal fator para que esse processo ocorra.
A fim de aliviar o problema, o chá abaixo é uma boa opção. O segredo está na combinação de duas ervas que acalmam a queimação e melhoram a digestão:
Espinheira santa – é adstringente, analgésica e antiácida, sendo ideal para combater a azia;
Erva cidreira – facilita o processo digestão, eliminando o que pode ser a causa da queimação.
Por causa dessas propriedades, a infusão costuma ser bastante eficaz no tratamento dos sintomas. Veja como preparar a receita corretamente.
Você vai precisar de:
- 2 colheres (sopa) de folhas secas de espinheira-santa
- 3 colheres (sopa) de folhas frescas de erva-cidreira
- 1 litro de água
Modo de Preparo:
Coloque todo os ingredientes em uma panela e leve ao fogo. Depois que começar a ferver, deixe as ervas cozinharem por 5 minutos. Desligue, tampe e espere amornar. Coe antes de consumir.
Posologia
Beber 4 xícaras do chá por dia, preferencialmente após as refeições.